Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/09/2005 - 02h42

Filme de Jorge Duran vence prêmio no Festival de San Sebastián

Publicidade

da EFE

O filme brasileiro "É Proibido Proibir", de Jorge Duran, e o mexicano "El Violín", de Francisco Vargas, receberam nesta quarta-feira, respectivamente, os prêmios Cinema em Construção das indústrias técnicas e Casa da América, no 53º Festival Internacional de Cinema de San Sebastián.

O Cinema em Construção é uma seção conjunta dos Encontros de Cinema da América Latina de Toulouse (França) e do Festival de Cinema de San Sebastián, destinada a facilitar a conclusão de filmes de cineastas independentes da América Latina e da Espanha que enfrentam dificuldades na etapa de pós-produção.

O prêmio Cinema em Construção, entregue pela quarta vez dentro do festival, concede todos os serviços e materiais necessários para que Duran possa finalizar seu filme.

Mais de 80 projetos vindos de Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, México, Peru, Uruguai e Venezuela se candidataram ao prêmio.

"É Proibido Proibir" é uma crônica de amizades juvenis guiadas pelo mandamento que dá título ao filme.

O mexicano "El Violín" é a história de um idoso camponês, violinista ambulante, que fornecia munição à guerrilha.

Os outros filmes que participaram do Cinema em Construção foram o uruguaio "El Baño del Papa", de Enrique Fernández e César Charlone; o equatoriano "Esas no son Penas", de Anahí Hoeneisen e Daniel Andrade; o uruguaio "La Perrera", de Manuel Nieto; o chileno "El Rey de San Gregorio", de Alfonso Gazitúa, e a produção franco-cubana "El Telón de Azúcar", de Camila Guzmán.

O próximo Cinema em Construção acontecerá entre os dias 16 e 17 de março de 2006, durante os 18º Encontros de Cinema da América Latina de Toulouse.

O prêmio Casa da América, que também auxilia na pós-produção, dado ao mexicano Francisco Vargas, marca o apoio da Casa da América e da Agência Espanhola de Cooperação Internacional (Aeci) à iniciativa conjunta de San Sebastián e Toulouse.

Os filmes do Cinema em Construção têm difusão internacional através do Instituto Cervantes da Espanha.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Festival de San Sebastián
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página