Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/09/2005 - 15h14

Peça "Querida Helena" discute corrupção e formação de estudantes

Publicidade

da Folha Online

Peça inédita da autora russa Ludmila Razumovskaia, já montada na Rússia e nos melhores palcos da Europa, "Querida Helena" estréia amanhã em São Paulo, no Teatro Aliança Francesa. Com direção de Iacov Hillel e tradução de Tatiana Belinky, a montagem discute a ansiedade de estudantes que precisam passar de ano e o limite entre a ética e a corrupção.

Divulgação
Peça "Querida Helena" foi censurada na Rússia
Peça "Querida Helena" foi censurada na Rússia
O que quatro estudantes são capazes de fazer para obter o resultado de uma prova que vai encaminhá-los ao ensino superior? Como deve proceder nessa abordagem a professora, interessada em formar cidadãos melhores? Esses são os motes em discussão em "Querida Helena".

No palco, o confronto entre os velhos e novos conceitos e as opções de caminhos que não satisfazem num sistema de propinas e corrupção. "O texto nos impulsiona para uma reflexão sobre os processos educativos, a relação dos professores com os estudantes e vai além, mostrando as conseqüências de um comportamento que não respeita limites", diz Iacov.

Assim, armados de um grande buquê de flores, taças de cristal, champanhe e sorridentes, quatro alunos do último ano do colegial vão visitar Helena Sergueivna. Afirmam vir comemorar com ela seu aniversário. Mas, enquanto comem bolo, o tom muda, e tudo se revela: eles estão ali apenas para conseguir a chave do cofre onde estão suas provas do exame final de matemática, que eles mesmos querem corrigir.

Censura

Escrita por encomenda do ministério da cultura da ex-União Soviética, "Querida Helena" estreou em 1981 na Estônia e foi rapidamente retirada de cartaz, ficando interditada até 1987. Justificativa da censura: apresentava estudantes imorais, manipuladores, disposto a tudo. Ludmilla passou, então, a fazer parte da lista negra de autores proibidos.

Após a queda do regime soviético a peça voltou ao cartaz em Moscou com enorme sucesso e então começaram as encenações na Alemanha, Itália, Espanha, França, Dinamarca, EUA, Chile e Argentina.

Querida Helena
Quando: estréia 23/9, às 21h30; sex., às 21h30; sáb., às 21h; e dom., às 20h. Até 27/11
Onde: teatro Aliança Francesa (r. General Jardim, 182, centro, SP, tel. 0/xx/ 11/3129-5730)
Quanto: R$ 30
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página