Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/09/2005 - 19h02

Museu Nacional Rainha Sofia amplia seu espaço

Publicidade

da France Presse, em Madri

O Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia de Madri conta, a partir desta sexta-feira, com três novos edifícios ultramodernos projetados pelo arquiteto francês Jean Nouvel, que ampliam seu espaço original em mais de 60%, e que serão abertos ao público na terça-feira.

Estes três edifícios de aço e vidro que misturam o preto e o vermelho e sustentam um teto enorme de oito mil metros quadrados, que dá ao interior um contraste de luz e sombra, são uma "ampliação o mais aberta possível do museu para a cidade", explicou Jean Nouvel ao apresentar sua criação à imprensa.

A ampliação do Rainha Sofia, situado no coração do "triângulo artístico" de Madri, perto do Museu do Prado e do Thyssen, custou 92 milhões de euros.

A superfície da pinacoteca, que conta com uma importante coleção de arte moderna, da qual se destaca a famosa "Guernica" de Pablo Picasso, passou de 51.297 metros quadrados, somente no edifício antigo, para 84.048 metros quadrados.

As novas salas permitirão que o museu ofereça "muito mais que atividades culturais" aos visitantes, que, em 2004, chegaram a 1,4 milhão, afirmou a ministra espanhola da Cultura, Carmen Calvo, também presente na abertura especial para a imprensa.

A inauguração oficial será celebrada na segunda-feira e ficará a cargo da rainha Sofia. Na terça-feira, o público poderá conhecer as novas instalações, formadas por uma biblioteca, um auditório, restaurantes e salas para exposições temporárias.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre outros museus
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página