Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/09/2005 - 11h25

Restaurado, "O Encouraçado Potemkin" é exibido com orquestra no Rio

Publicidade

da Folha Online

O Festival do Rio, que começou na última quinta-feira (22) e vai até o dia 6 de outubro, apresentará nesta sexta-feira (30) o clássico "O Encouraçado Potemkin", de Sergei Eisenstein, com acompanhamento da Orquestra Sinfônica Brasileira da Cidade do Rio de Janeiro.

A exibição acontece no teatro Carlos Gomes, no centro carioca. O filme chega em cópia restaurada pela cinemateca de Berlim, até agora apresentada somente no 55º Festival de Cinema de Berlim, em fevereiro deste ano.

Considerada um marco na história do cinema, a produção russa de 1925 marcou os 20 anos da Revolução Soviética, levando para as telas a história do motim dos marinheiros contra suas condições de vida e de trabalho. Uma das suas seqüências mais célebres é a do massacre nas escadarias da Odessa, que nessa versão restaurada ganhou mais 15 tomadas até então desaparecidas.

Pela primeira vez, o clássico será exibido com o discurso de abertura escrito por Leon Trotsky e vetado por Josef Stálin. O concerto, com regência do maestro maestro Luis Gustavo Petri, terá partitura também restaurada, a partir dos originais do compositor alemão Edmund Meisel.

"O Encouraçado Potemkin" com Orquestra Sinfônica Brasileira
Quando: sexta (30), às 20h
Onde: Teatro Carlos Gomes (pça. Tiradentes, s/nº, centro, Rio de Janeiro, tel. 0/xx/21 2232-8701)
Quanto: R$12,00

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre "O Encouraçado Potemkin"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página