Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/09/2005 - 16h21

Áustria escolhe vencedor em Cannes para disputar vaga no Oscar

Publicidade

da Folha Online

O filme que deu ao austríaco Michael Haneke o prêmio de melhor diretor do Festival de Cannes, "Caché", foi selecionado nesta quarta-feira para representar a Áustria na disputa por uma vaga na categoria de melhor filme estrangeiro no Oscar.

A decisão foi tomada por um júri formado por dez pessoas representando a indústria cinematográfica do país. A Comissão Cinematográfica Austríaca (AFC) destaca que o filme ainda tem de passar por uma pré-seleção, e lembrou que apenas cinco longas-metragens competirão pelo prêmio máximo na galeria dos Oscar.

O júri justificou a escolha de "Caché" por ser "radical, emocionante e envolvente, satisfazendo os requisitos do cinema e da arte".

O cineasta austríaco Michael Haneke é diretor do polêmico e premiado filme "A Professora de Piano", baseado no romance homônimo de Elfriede Jelinek, ganhadora do prêmio Nobel de Literatura em 2004.

O diretor virou destaque internacional após produções como "Violência Gratuita", de 1997, "Código Desconhecido", de 2000, "A Professora de Piano", de 2001 --que conquistou o Grande Prêmio do Júri e os de interpretação masculina e feminina em Cannes--, e "Les Temps des Loups", de 2003.

"Caché", filmado em francês e protagonizado por Daniel Auteuil e Juliette Binoche, conta os estragos da revelação de vídeos de um casal sobre sua vida cotidiana feitos sem seu conhecimento e que reavivam um episódio difícil de sua infância.

Com agência Efe

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Oscar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página