Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/09/2005 - 17h17

Bolívia escolhe filme sobre Guevara para disputar vaga no Oscar

Publicidade

da Folha Online

O filme "Di Buen Día a Papá", sobre o guerrilheiro Ernesto "Che" Guevara na Bolívia, representará o país na pré-seleção dos candidatos ao Oscar.

O Conselho Nacional do Cinema (Conacine) da Bolívia confirmou nesta sexta-feira que escolheu para esse concurso o filme produzido pela produtora boliviana Imagem Própria, pela argentina Massacre Cinema e pelo Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica.

"Di Buen Día a Papá", que estreou neste ano, narra a história de uma família e sua devoção religiosa por Guevara, que morreu no sudeste da Bolívia em 1967 após fracassar em sua tentativa de criar um foco guerrilheiro internacional.

O longa foi filmado nas localidades da Higuera, onde o exército boliviano executou o combatente, e Vallegrande, lugar em que seu corpo permaneceu escondido durante 30 anos, antes de ser levado em 1997 a Cuba.

O filme é do diretor boliviano Fernando Vargas. O roteiro foi escrito em colaboração com sua mulher, Verónica Córdova. Em declarações à agência de notícias Efe, a roteirista considerou que conseguir ser finalista no Oscar é "muito difícil", pois para isso são necessárias grandes distribuidoras e recursos "para ser visíveis" à crítica.

Outros países que já divulgaram seus selecionados foram Brasil ("2 Filhos de Francisco", de Breno Silveira), Áustria ("Caché", de Michael Haneke), Colômbia ("La Sombra Del Caminante", de Ciro Guerra), Alemanha ("Sophie Scholl - Os Últimos Dias", de Marc Rothemund), Espanha ("Obaba", Montxo Armendáriz) e Itália ("Private", de Saverio Constanzo).

As indicações dos cinco finalistas ao Oscar de melhor filme estrangeiro serão anunciadas no próximo 31 de janeiro. A festa de premiação, em 5 de março, será em Los Angeles.

Com agência Efe

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Oscar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página