Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/10/2005 - 10h18

Museu Getty devolve três peças à Itália após acusações de roubo

Publicidade

da Folha Online

O museu J. Paul Getty de Los Angeles anunciou na segunda-feira que enviará à Itália três peças de sua coleção, diante das acusações de que teria adquirido os objetos mesmo sabendo que eram roubados.

O anúncio do museu, uma das instituições mais ricas do mundo, foi feito no momento em que sua curadora de antigüidades, Marion True, de 56 anos, acusada de conspirar para o tráfico de peças roubadas, renunciou ao cargo.

Em sua renúncia, Marion True alegou que quer se concentrar em sua defesa, para enfrentar a Justiça italiana --o que acontecerá no próximo mês, em Roma. Por enquanto, ela nega todas as acusações.

"O Getty se ofereceu para devolver os três objetos ao governo italiano e o governo italiano aceitou a oferta do Getty", informou o museu, em nota divulgada à agência France Presse.

"O Getty espera devolver as peças no futuro próximo", ressaltou o texto. A instituição frisou que nunca adquiriu qualquer obra, com conhecimento, de maneira ilegal.

De qualquer modo, o museu, administrado pela Fundação J. Paul Getty, admitiu que 82 peças de sua coleção de milhares de objetos foram adquiridas por intermédio de vendedores de reputação duvidosa.

Com France Presse

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o museu Getty
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página