Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/10/2005 - 13h54

Novo filme de Benigni leva poesia à Guerra do Iraque

Publicidade

da Folha Online

A espera acabou. O diretor e ator italiano Roberto Benigni, 52, que recebeu três Oscar pelo filme "A Vida é Bela", volta às telas com "La Tigre e la Neve", apresentado por ele nesta terça-feira em Roma.

Dirigido e interpretado por ele, ao lado da mulher, Nicoletta Braschi, o filme é poético como "A Vida é Bela". A nova trama conta uma história delicada. O contexto, porém, é trágico: a Guerra do Iraque. No elenco de "La Tigre e la Neve" estão ainda o ator francês Jean Reno e o cantor norte-americano Tom Waits.

EFE
Benigni e Jean Reno em cena de
Benigni e Jean Reno em cena de "La Tigre e la Neve"
"De certo modo, é um documentário. Tudo, desde o início do conflito [no Iraque], foi extremamente bem documentado", afirmou Benigni sobre o longa-metragem, que estréia na Itália em 14 de outubro e não tem data para chegar ao Brasil.

Na trama de "La Tigre e la Neve", Benigni dá vida ao poeta Attilio, que decide ir para o Iraque em um grupo de ajuda humanitária para socorrer a mulher que ama, Vittoria (interpretada por Nicoletta), mas que não corresponde à sua paixão. Segundo o ator e diretor, Attilio é um "pouco louco". "E o fato de o protagonista deste filme ser um poeta é por si só um fato revolucionário para um filme", afirma.

EFE
Benigni viverá um poeta que viaja ao Iraque
Benigni viverá um poeta que viaja ao Iraque
Apesar do romantismo, Benigni diz que a poesia fica em segundo plano. "É um filme épico, não lírico. Um filme sobre a força do amor, um sentimento que comove o coração, um tigre feroz que não é absolutamente uma florzinha como muitos pensam", disse.

Autor também de "Pinóquio", candidato ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2002, porém pouco apreciado pelos críticos, Benigni geralmente trabalha com a mesma equipe técnica, entre eles o compositor Nicola Piovani, o mesmo criador da trilha sonora de "A Vida é Bela", e o roteirista Vincenzo Cerami, que levou o Oscar pela mesma trama.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Roberto Benigni
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página