Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/10/2005 - 20h07

Desenhos de Michelangelo são reunidos pela primeira vez em 500 anos

Publicidade

da France Presse, em Haia

Cerca de 90 desenhos de Michelangelo Buonarroti, inclusive alguns estudos para a Capela Sistina de Roma, foram reunidos pela primeira vez nos últimos 500 anos em uma exposição aberta até 8 de janeiro no museu holandês Teylers, perto de Amsterdã.

A exposição "Michelangelo" foi possível devido à colaboração de Teylers com o Museu Britânico de Londres e o de Ashmolean, em Oxford.

Os desenhos do genial artista italiano permanecerão no museu holandês, localizado em Haarlem, até 8 de janeiro de 2006, para depois seguir para o Museu Britânico de 23 de março a 25 de junho de 2006.

A excepcional coleção de desenhos originais de Michelangelo conta com vários rascunhos de nus masculinos, um dos temas dominantes do mestre da Renascença italiana (1475-1564).

A exposição também conta com vários estudos para as abóbadas da Capela Sistina, inclusive a famosa mão de Deus tocando a de Adão, e o afresco do Juízo Final, assim como vários desenhos que o artista fez para a construção da cúpula da basílica de São Pedro de Roma, o túmulo do Papa Julio II e a tumba da família Médici em Florença.

O museu Teylers conta com 24 desenhos de Michelangelo, que fazem parte de uma coleção criada no século 17 pela rainha Cristina da Suíça e que foi comprada em 1790 por um mecenas da instituição.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Michelangelo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página