Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/10/2005 - 17h11

Leilão dos objetos de arte dos Hannover supera expectativas

Publicidade

da Folha Online

O leilão de 20 mil objetos de arte pertencentes à família do príncipe Ernst-August de Hannover, marido de Caroline de Mônaco, superou as expectativas tanto da família real de Hannover como da casa de leilões Sotheby's, no segundo dia de leilão.

A House of Welfs (Casa Real dos Hannover) e a casa de leilões acreditavam que conseguiriam 12 milhões de euros nos dez dias da venda pública, mas a quantia já foi superada no segundo dia, informou nesta quinta-feira um porta-voz da Sotheby's.

Na quarta-feira, foram leiloados quadros a óleo de antigos mestres, cujos lances alcançaram 6,1 milhões de euros. Hoje, os quadros foram arrematados por 6,3 milhões de euros.

Amanhã, serão leiloadas várias armas de coleção. Nos outros dias, deve acontecer o leilão de porcelanas, têxteis e objetos de prata, entre outros. O conde Christoph Douglas, conselheiro artístico da House of Welfs, mostrou-se muito satisfeito com o andamento do leilão.

Os filhos do patriarca da Casa Real de Hannover, o príncipe Ernst-August, de 22 anos, e seu irmão Christian, de 20 anos, planejam criar uma fundação familiar para preservar os bens culturais da Casa Real com o dinheiro do leilão. Por exemplo, pretendem restaurar o castelo de Marienburg, aberto ao público, onde acontece o leilão.

No total, serão oferecidos 20 mil objetos de arte em quatro mil lotes pertencentes à Casa Real dos Hannover. Entre os objetos no castelo de Marienburg há quadros, armas antigas, armaduras, relógios, porcelanas, objetos de prata e móveis do século 16 ao século 19.

O leilão dos bens gerou críticas dentro da família e entre especialistas em arte.

Com Efe

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre os Hannover
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página