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06/10/2005 - 21h03

Exposição em Londres revela o lado polêmico de Degas

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da France Presse, em Londres

A exposição "Degas, Sickert e Toulouse-Lautrec: Londres e Paris 1870-1910", inaugurada nesta semana na Tate Britain de Londres, mostra a influência de Degas no trabalho de pintores britânicos de sua época e as polêmicas que sua obra desatou.

A mostra destaca o escândalo provocado em 1893, em Londres, pelo quadro "Absinto", pintado em 1875-76. Esta é a segunda vez que a pintura será exibida na capital britânica.

O tema era muito polêmico para uma obra de arte: uma prostituta e um bêbado saboreavam este licor, que havia sido proibido no Reino Unido, mas ainda estava na moda nos outros países europeus no século 19.

A exposição mostra que a crítica estava muito dividida: enquanto alguns artigos de jornal da época afirmavam que se tratava de "um insulto ao bom gosto", "vulgar, nauseabundo, feio, asqueroso, idiota, degradante, repugnante", outros proclamavam que se estava diante de "uma obra-prima", e de "um quadro que não se cansa de admirar, que pode ser apreciado várias vezes".

"Foi a primeira vez que ocorreu uma controvérsia sobre esse tema, mas este tipo de discussão continua até hoje", explica Anna Robins, curadora da exposição.

A Tate de Londres, um museu especializado em artistas britânicos, situado às margens do Tâmisa, segue o modelo de uma exposição recente, "Whistler, Turner, Monet", que relacionava estes três pintores com o contexto social da época.

A exposição da Tate também explora as trocas artísticas entre Londres e Paris no fim do século 19. Londres era a metrópole mais importante da época e estava no apogeu de seu esplendor imperial. Mas foram os pintores de Paris que retrataram esse mundo que passava por mudanças rápidas nos campos tecnológico e político.

Um dos mais conhecidos na época era Edgar Degas (1834-1917) e suas obras começaram a ser colecionadas no Reino Unido a partir de 1870.

O impressionista Walter Sickert foi muito influenciado por Degas. Sickert era pouco conhecido no exterior, mas conseguiu reconhecimento póstumo e inesperado quando a escritora americana de romances policiais Patricia Cornwell o acusou num best-seller publicado em 2002 de ser Jack o Estripador, um dos assassinos em série mais famosos da História.

Assim como Degas, Henri de Toulouse-Lautrec (1864-1901) era muito conhecido em Londres e sua maior exposição aconteceu numa galeria da Regent's Street em 1898.

Toulouse-Lautrec foi mais prudente do que Degas e expôs retratos, em vez das célebres bailarinas do Moulin-Rouge, que provavelmente não seriam apreciadas pela Inglaterra vitoriana, destacou Richard Thomson, outro curador da exposição.

A mostra ficará em cartaz até 15 de janeiro, antes de seguir para a Phillips Collection de Washington.

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