Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/10/2005 - 13h00

Afresco de Tiepolo é encontrado sob estuque de igreja em Veneza

Publicidade

da Folha Online

Um afresco pintado por Giovanni Domenico Tiepolo (1727-1804) foi descoberto sob o estuque de uma igreja em Veneza durante tarefas de restauração, informa nesta segunda-feira o jornal "Corriere della Sera".

A descoberta, uma figura que representa a fé, foi feita na igreja de Santa Maria Madalena, construída entre 1763 e a década de oitenta do século 18 pelo arquiteto Tomasso Temanza.

O quadro foi encomendado a Tiepolo em 1793, junto com outra obra, "A Última Ceia", e estava sob o sacrário da Igreja.

No século 19, por causa do deslocamento do órgão, "A Última Ceia" foi retirada, e o sacrário, tapado, fazendo desaparecer o afresco de Tiepolo. Agora, durante as obras de restauração dirigidas pela arquiteta Ilaria Cavaggioni, o afresco foi recuperado.

Trata-se de uma obra na qual aparece a representação da fé com uma cruz e um cálice nas mãos, entre outras duas figuras que ainda devem ser recuperadas sob o estuque.

Segundo os especialistas, a figura, ainda sem restauração, mostra "uma vivacidade evidente", "uma escritura pictórica vibrante, de grande imediatismo", que demonstra que Domenico Tiepolo foi um inovador da pintura veneziana no fim de sua existência.

Giovanni Domenico Tiepolo é filho de Giovanni Battista Tiepolo (1696-1770), considerado o último grande decorador do barroco italiano.

Com Efe

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre barroco
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página