Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/10/2005 - 10h32

Começa na Argentina 1º Festival Latino-americano de Cinema

Publicidade

da Folha Online

Filmes do Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Chile, México e Peru participam do I Festival Latino-Americano de Cinema que começou nesta quinta-feira na cidade argentina de San Rafael.

O festival, que termina no próximo sábado, é organizado pela Prefeitura de San Rafael, o Instituto Nacional de Cinema e Artes Audiovisuais (Incaa) e a Fundação Consensos.

Os filmes, que em sua maioria não estrearam na Argentina, serão exibidos em teatros, cinemas e lugares ao ar livre.

Os organizadores entregarão o prêmio O Álamo, de prata e de ouro, aos ganhadores das diferentes categorias, em alusão à árvore característica de São Rafael, situada na província de Mendoza (oeste do país).

Também está prevista uma homenagem ao cantor e cineasta argentino Leonardo Favio, com a projeção de seus filmes "Crónica de un Niño Solo", "Romance del Aniceto y la Francisca" e "Nazareno Cruz y el Lobo", entre outros.

Do Brasil, participam os filmes "Benjamin", de Monique Gardenberg, "Cabra-Cega", de Toni Venturi, "Esses Moços", de José Araripe Jr., "Meu Tio Matou um Cara", de Jorge Furtado, "Nina", de Heitor Dhalia, e "Olga", de Jayme Monjardim.

Da Bolívia, vem o título "La Ley de la Noche", de Diego Torres (Bolivia). Do Chile, participam "Machuca", de Andrés Wood, "Cachimba", de Sergio Caiozzi, e "Mala Leche", de León Errázuriz, enquanto do Peru se apresentam "Coca Mama", de Marianne Eyde, "Paloma de Papel", de Fabricio Aguilar, e "Detrás del Mar", de Raúl del Busto.

Também competirão "Sin Amparo", de Jaime Osorio (Colombia), e "Caribe", de Esteban Ramírez (Costa Rica), assim como os mexicanos "Adán y Eva Todavía", de Juan Avila Dueñas, "Voces Inocentes", de Luis Mandoki, e "Sobreviviente", de Jesús Magaña Vázquez.

Da Argentina participam, entre outros, "Cielo Azul, Cielo Negro", "Cómo Pasan las Horas", "Géminis", "Familia Rodante", "La Vereda de la Sombra" e "Un Año sin Amor".

Com Efe

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre festivais de cinema
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página