Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/10/2005 - 11h38

Descoberta partitura de Beethoven desaparecida há 115 anos

Publicidade

da Folha Online

A partitura manuscrita de uma das obras mais revolucionárias do compositor alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827), "Grosse Fuge", da qual não se tinha notícia há 115 anos, foi descoberta no sótão de um seminário na Pensilvânia (nordeste dos EUA), anunciou na quinta-feira a casa de leilões Sotheby's.

A descoberta ocorreu em julho passado, informou a Sotheby's, que leiloará a peça em 1º de dezembro, em Londres, e que avaliou seu valor entre US$ 1,7 milhão e US$ 2,6 milhões.

Reuters
Manuscrito é um dos mais importantes de Beethoven
Manuscrito é um dos mais importantes de Beethoven
Trata-se da partitura de trabalho, de 80 páginas, cheia de anotações de uma das poucas composições do alemão para dueto de pianos. "É uma descoberta assombrosa. O manuscrito era apenas conhecido por uma breve descrição em um catálogo de 1890 e nunca tinha sido visto ou descrito antes pelos estudiosos de Beethoven", disse Stephen Roe, encarregado do departamento de manuscritos da Sotheby's.

"Sua descoberta permitirá recuperar essa música extraordinária", acrescentou.

Lewis Lockwood, especialista da Universidade de Harvard (nordeste dos EUA) sobre a obra do compositor, disse ao jornal "The New York Times" que se trata de "algo grande, muito grande".

A descoberta ocorreu casualmente, segundo a Sotheby's, no antigo Seminário Teológico Batista do Leste --hoje chamado Seminário Teológico Palmer-- nos arredores da Filadélfia, onde nesta quinta-feira o documento estava exposto ao público.

Uma funcionária do seminário estava fazendo um levantamento e encontrou o documento no último móvel que examinou, no sótão da biblioteca da instituição.

O documento está escrito em tinta preta e marrom e inclui anotações feitas com lápis vermelho.

Aparentemente, William Doane, um industrial de Cincinnati (nordeste) admirador de hinos religiosos, o adquiriu em 1890 e o levou para os EUA.

Com France Presse

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Beethoven
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página