Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/10/2005 - 18h37

Muniz Sodré assume presidência da Biblioteca Nacional

Publicidade

PEDRO SOARES
da Folha de S. Paulo, no Rio de Janeiro

Sondado há dez dias pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil, para presidir a Biblioteca Nacional, o professor titular da Escola de Comunicação da UFRJ Muniz Sodré, 63, disse à Folha que aceitou "o desafio" na sexta e que assumirá o cargo com "desinteresse e desapego de vantagens pessoais".

"Não sou dono de empresa e não tenho interesse na área [editorial]", disse Sodré, que afirma ser amigo do ministro desde os tempos de faculdade na Bahia. Sodré evitou criticar a administração anterior, do colecionador Pedro Corrêa do Lago, que pediu demissão no começo do mês.
Com mestrado em ciências sociais e pós-doutorado na Sorbonne (França), Sodré foi jornalista e é autor de diversos livros.

Sodré disse que seus únicos interesses à frente da Biblioteca Nacional serão preservar o maior acervo de livros do país e promover a leitura.
Ele se disse consciente da falta de recursos e dos problemas que encontrará. Afirma que buscará parcerias com estatais e empresas privadas. Entre as prioridades, está terminar a microfilmagem do acervo.
Sodré declarou que se reunirá nos próximos dias com o ministro Gil para formalizar os detalhes antes de assumir o posto.

O comunicólogo declarou que não teve motivações financeiras para aceitar o convite: "O salário é menor do que eu ganho. É mais uma posição de prestígio", afirmou Sodré, acrescentando que manterá seu salário de professor.

Pedro Corrêa do Lago saiu da Biblioteca Nacional em meio a investigações da Controladoria Geral da União, do Ministério Público e da Polícia Federal por suposta irregularidades em sua gestão.

Em julho, constatou-se o sumiço de pelo menos 150 fotos históricas da biblioteca. A investigação da PF ainda está em andamento e corre em segredo de Justiça.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Biblioteca Nacional
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página