Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/10/2005 - 18h23

"2 Filhos de Francisco" tem chance no Oscar, diz repórter da Folha

Publicidade

da Folha Online

O filme "2 Filhos de Francisco" tem chance de ser escolhido em janeiro para disputar o Oscar de melhor produção estrangeira. A opinião é de Silvana Arantes, 35, repórter especializada em cinema da Folha de S. Paulo, que participou do bate-papo da Folha com 327 internautas.

"O fato de o filme ter feito grande sucesso no Brasil pode atrair a atenção para ele. Mas esta disputa normalmente é forte e imprevisível. Quando 'Amelie Poulain' [filme francês 'Fabuloso Destino de Amélie Poulain'] concorreu, achei que iria levar e nada."

Folha Imagem
Repórter Silvana Arantes cobre cinema na Folha de S. Paulo
Silvana Arantes cobre cinema na Folha de S. Paulo
Ela disse que gosta do longa-metragem, estréia do diretor Breno Silveira na telona, que conta a história da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano.

"O filme tem uma história bem contada, obviamente numa vertente popular. Não é Godard, e nem todo mundo da crítica gostou. A mídia tem se impressionado com o sucesso do filme, que deverá ser o mais visto no ano, com cerca de 5,5 milhões de espectadores."

Sobre as chances do filme nos mercados europeu e norte-americano, ela comentou: "Um fator importante seria o filme emplacar no Oscar. Por isso, eles já começaram a campanha com a Academia. Mas não acho que o filme faça grande sucesso neste mercado. Talvez tenha um interesse apenas marginal, de quem despertou para a produção brasileira com 'Central do Brasil' e 'Cidade de Deus'."

Questionada sobre a influência de "2 Filhos de Francisco" na história do cinema brasileiro, ela disse: "A influência dele (se há alguma) talvez esteja em ser um eloquente símbolo da queda da resistência do público brasileiro ao filme nacional. Ele deve encerrar 2005 com mais espectadores do que todas as produções americanas. E estamos falando de um tema sertanejo, que, teoricamente, iria afastar a maior parte do público de cinema (a classe média urbana)."

Sobre o pior filme em cartaz, ela deu sua opinião: "Acho que o 'campeão' ao contrário da temporada é o 'Gigolô Europeu Por Acidente'."

A jornalista discorda das avaliações de que a atual temporada de filmes nacionais está muito fraca. Ela lembra que há muita gente nova fazendo o primeiro ou o segundo filme. "E o veterano Nelson Pereira dos Santos está filmando, o que é uma ótima notícia."

Sobre os filmes da temporada, ela diz gostar de "Vida de Menina", de "Filhas do Vento", de "Doutores da Alegria". A jornalista também comentou que achou uma "injustiça" o filme sobre Cazuza não ter sido o indicado do Brasil ao Oscar --foi preterido por Olga.

"Acho que a fase boa do cinema nacional não está só na qualidade dos filmes, mas no fato de que temos uma produção consolidada, com um bom número de filmes em produção e de lançamentos a cada ano. Temos também em atividade dois cineastas de projeção internacional, Walter Salles e Fernando Meirelles, cujas produtoras aqui (O2 e Videofilmes) ajudam a movimentar o setor com filmagens constantes."



Especial
  • Saiba como foram os bate-papos anteriores
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página