Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/10/2005 - 17h24

Saramago participa de debate na próxima semana em SP

Publicidade

da Folha Online

O escritor português José Saramago, Prêmio Nobel de Literatura em 1998, estará no Brasil na próxima quinta-feira (27), às 20h, no Sesc Pinheiros. Ele vai falar com o público e depois participar de leitura de trecho de seu novo livro, "As Intermitências da Morte", com Dan Stulbach e Leona Cavalli.

A obra chega às livrarias do Brasil uma semana antes do que no resto do mundo. O evento é gratuito e aberto ao público --há 500 lugares. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente a partir das 14h do dia 26 de outubro nas bilheterias das unidades do Sesc enquanto houver disponibilidade de lugares.

Na trama de "As Intermitências da Morte", depois de séculos sendo odiada pela humanidade, a morte resolve pendurar o chapéu e abandonar o ofício. O acontecimento incomum, que a princípio parece uma bênção, logo expõe as intrincadas relações entre Igreja, Estado e a vida cotidiana.

Assim, de repente, num certo país fabuloso, as pessoas simplesmente param de morrer. E o que no início provoca um verdadeiro clamor patriótico logo se revela um grave problema.

Idosos e doentes agonizam em seus leitos sem poder "passar desta para melhor". Os empresários do serviço funerário se vêem "brutalmente desprovidos da sua matéria-prima". Hospitais e asilos geriátricos enfrentam uma superlotação crônica, que não pára de aumentar. O negócio das companhias de seguros entra em crise. O primeiro-ministro não sabe o que fazer, enquanto o cardeal se desconsola, porque "sem morte não há ressurreição, e sem ressurreição não há igreja".

LANÇAMENTO
Onde: Sesc Pinheiros (rua Paes Leme, 195 - São Paulo. Tel.: 0/xx/11/3095-9400.

Leia mais
  • Saramago fará no Brasil lançamento antecipado de seu novo livro
  • Erramos: Saramago participa de debate na próxima semana em SP

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre José Saramago
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página