Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/10/2005 - 12h15

Almodóvar encerra a filmagem de "Volver"

Publicidade

da Efe, em Madri

Pedro Almodóvar finalizou na última segunda-feira as filmagens de "Volver", filme protagonizado por Carmen Maura e Penélope Cruz, que "é contado através dos olhos das atrizes", informou o cineasta em seu diário virtual.

Quando já haviam se passado 11 semanas de filmagem, que teve início no dia 18 de julho, nas províncias de La Mancha e Madri, Almodóvar escreveu em seu diário: "Espero, sonolento, que o cameraman tenha ensaiado os movimentos com a câmara e que o diretor de fotografia tenha criado a atmosfera. Então entro eu, indicando aos atores como devem atuar. Normalmente, gosto de me "grudar" e de me movimentar junto com eles".

"Depois lemos o texto, lhes transmito as minhas intenções, que muitas vezes estão nas entrelinhas, lhes sugiro o tom, e eles seguem aplicando minhas indicações. Volto a indicar-lhes a musicalidade de cada palavra, o tempo de cada pausa, e o tom de cada frase. Dirijo-os como se fossem cantores sonâmbulos de uma ópera cuja única música são as palavras", diz Almodóvar.

Já na última fase das filmagens, o cineasta, esgotado, comenta: "Só meu trabalho com os atores, único e intransferível em todos os sentidos, consegue me despertar".

Em relação ao filme, diz que "é uma história que é contada através dos olhos das atrizes. Desde o início me senti obrigado a vê-los, e este impulso me obrigou a ter um planejamento no qual quase não se notam os lugares nem os movimentos da câmara".

Um planejamento que Almodóvar chama de "clássico" ou "o oposto do estilo Dogma" --do dinamarquês Lars von Trier--, e que foi implementado após ver o material montado junto ao músico Alberto Iglesias, habitual autor das trilhas sonoras de seus filmes.

Em seu diário, o cineasta detalha a filmagem de uma longa seqüência, quase um monólogo, interpretado por Carmen Maura --a mãe fictícia de Penélope Cruz--, no qual a atriz explica a sua filha as razões de sua morte e as de sua ressurreição. A seqüência é, segundo Almodóvar, "uma das razões" pelas quais queria filmar "Volver".

"Chorei todas as vezes que corrigi o texto. Eu me sinto como Kathleen Turner em "Tudo Por Uma Esmeralda", uma ridícula escritora de novelas kitsch, que chorava enquanto as escrevia", conta o diretor, que levou uma noite inteira filmando a sequência.

"Uma noite --explicou-- em que todos estávamos extremamente concentrados nas cenas difíceis, que justamente por isso se transformam nas mais fáceis; porque damos o máximo de nós mesmos".

A satisfação pelo resultado obtido é perceptível na leitura do diário, onde Almodóvar escreve: "De novo, volto a sentir essa cumplicidade sagrada com Carmen, essa maravilhosa sensação de estar diante de um instrumento perfeitamente afinado para mim. Todas as tomadas são boas, e muitas delas, extraordinárias. Penélope a escuta. Em 'Volver' se fala muito, se oculta muito, se escuta muito e, para ser uma comédia, --isso diz a equipe-- se chora muito".

O cineasta afirma que, nos dezessete anos que passaram sem trabalhar juntos, Maura, como atriz, "não mudou".

"Não aprendeu nada porque já sabia tudo, mas manter esse fogo intacto ao longo de duas décadas é uma tarefa admirável e difícil. Não poderia dizer o mesmo de todos os atores com os quais trabalhei".

Ainda nesta mesma noite, Almodóvar recebeu no set de filmagem a visita de Cecilia Roth. A atriz argentina, protagonista de seu filme vencedor do Oscar, "Tudo sobre minha mãe", representava na época a peça "La voz humana" de Cocteau, o que traz à memória do diretor a cena de "La ley del deseo", onde Carmen Maura interpretava alguns parágrafos dessa obra. E lhe faz pensar em como mudaram, ele e Maura, nos 20 anos transcorridos entre os dois filmes.

"No aspecto pessoal, Carmen não mudou quase", escreve. Continua sendo a doce brincalhona, que tenta não complicar a vida, e que a vive com um humor relaxado. Em comparação a ela, sinto que sou mais pesado, não apenas fisicamente".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Pedro Almodóvar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página