Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2005 - 09h51

Victoria Abril lança disco na Mostra BR

Publicidade

da Folha Online

A atriz e cantora Victoria Abril, uma das homenageadas da 29ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo--também chamada de Mostra BR--, apresenta nesta sexta-feira em São Paulo músicas de "Putcheros do Brasil", seu álbum de estréia dedicado a clássicos da bossa nova e MPB. O palco escolhido foi o do teatro do Sesc Pinheiros.

Um dos maiores nomes do cinema espanhol, Abril nasceu Victoria Mérida Rojas em 4 de julho de 1959, em Madri. Ao longo da carreira, participou de inúmeros filmes, até se transformar na musa do cineasta Almodovar. Em 2005, porém, ela resolveu lançar-se também na carreira de cantora.

Fã assumida de bossa nova, Abril reuniu em seu disco de estréia músicas de Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Caetano Veloso, Chico Buarque, Dorival Caymmi, Sérgio Mendes, Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli.

O CD, assim como o show, tem clássicos como "Águas de março", "Desde que o samba é samba", "Água de beber", "Mais que nada", "O barquinho", "Samba de uma nota só" e "O que será". "É a trilha sonora de minha adolescência, de meus primeiros amores, da minha primeira vez', diz a atriz. Na apresentação de sexta, ela também cantará Jorge Ben Jor.

Carreira

Antes de dar início à carreira cinematográfica, ainda na adolescência, Victoria Abril foi dançarina e apresentadora de TV. Depois de estudar artes dramáticas, conseguiu seu primeiro papel no filme "El Puente", de 1976. Já no ano seguinte, fez sua estréia como protagonista, no longa "Cambio de Sexo", de Vicente Aranda.

No início dos anos 80, mudou-se para a França em busca de melhores oportunidades. Lá atuou em vários filmes, como "La Colmena", "Le Bâtard" e "A Lua na Sarjeta" (exibido na 8ª Mostra), ao lado de Gerárd Depardieu e Nastassja Kinski.

No final dos anos 80 e começo dos 90, Victoria substituiu Carmen Maura no papel de "musa de Almodóvar", realizando uma série de filmes com o cineasta espanhol --que começou com "Ata-me!" (14ª Mostra). Depois seguiram-se "De Salto Alto" e "Kika". No decorrer dos anos 90, ela retoma então sua parceria com o diretor Vicente Aranda, com quem fez "Amantes" --lhe rendeu o Urso de Prata em Berlim-- e "Libertárias".

Especial
  • Como você decide qual filme vai assistir na Mostra BR?
  • Veja programação completa no especial da 29ª Mostra de Cinema
  • Leia o que já foi publicado sobre a 29ª Mostra BR de Cinema
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página