Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/10/2000 - 12h20

EUA homenageiam comediante Carl Reiner com prêmio

Publicidade

da Reuters
em Washington

O Centro Kennedy homenageou Carl Reiner ontem ao lhe oferecer o Prêmio Mark Twain de comédia, enquanto outros colegas célebres como Jerry Seinfeld, Steve Martin e Dick Van Dyke renderam homenagem a ele por cinco décadas de risadas.

Reiner, que primeiro se destacou como ator e roteirista nos clássicos programas de TV de Sid Caesar "Your Show of Shows" e "Caesar's Hour", na década de 1950, é o terceiro vencedor do prêmio anual, juntando-se a Richard Pryor e Jonathan Winters.

Ao aceitar o prêmio, o comediante de 78 anos, filho de relojoeiro e que ajudou a levar Mel Brooks, Mary Tyler Moore e Seinfeld ao estrelato, admitiu que, apesar de suas décadas de experiência, estava nervoso.

"Quando eu estava nos bastidores, fiz a mesma coisa que fiz na primeira vez em que me apresentei em público, aos 17 anos: dei uma olhada para verificar se minha braguilha estava fechada", disse Reiner.

Nascido no Bronx em 1922, Reiner abandonou a escola aos 16 anos e foi trabalhar como ajudante de maquinista, ao mesmo tempo em que começou a atuar num teatro local. Recrutado para o Exército, aperfeiçoou sua habilidade cômica durante a 2ª Guerra Mundial, quando viajou por todo o Pacífico sul fazendo apresentações para os fuzileiros navais americanos.

Em 1961 Reiner fez sucesso na televisão ao criar e escrever os roteiros do programa "The Dick Van Dyke Show", que ficou no ar por cinco anos.

Depois disso Reiner escreveu, dirigiu e atuou em dezenas de seriados de TV e filmes. Entre os filmes que dirigiu estão quatro estrelados por Steve Martin: "O Panaca", "Cliente Morto Não Paga", "O Homem com Dois Cérebros" e "Um Espírito Baixou em Mim".

Seu filho Rob, diretor de filmes como "Conta Comigo" e "Harry e Sally - Feitos Um para o Outro", subiu ao palco na terça-feira para dizer: "Quero lhe dizer que amo você, papai, e lhe agradecer por ter transado com mamãe 54 anos atrás".

Leia mais notícias de Ilustrada na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página