Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/11/2005 - 10h06

Coldplay e Green Day vencem MTV Europe

Publicidade

da Efe, em Lisboa

A edição de 2005 do MTV Europe Music Awards teve como protagonistas as bandas Coldplay e Green Day, com dois prêmios cada uma, e Gorillaz, que levou o troféu de Melhor Grupo, enquanto a cantora colombiana Shakira saiu como Melhor Artista Feminina. O MTV Awards deste ano aconteceu em Lisboa, capital portuguesa.

Reuters
Green Day celebra por "American Idiot"
Green Day celebra por "American Idiot"
Shakira, que competia com Missy Elliot, Mariah Carey, Gwen Stefani e Alicia Keys, disse que não "esperava" a vitória, e por isso não tinha preparado nenhum discurso. Ela recebeu o prêmio pela música "Tortura", cantada em espanhol. Shakira, no entanto, perdeu para o grupo americano Black Eyed Peas como Melhor Artista Pop.

Os britânicos do Coldplay, uma das bandas favoritas para a noite de quinta-feira, teve de se conformar com o prêmio de Melhor Canção, por "Speed of Sound", e o de Melhor Artista Inglês e Irlandês, e ficou sem levar os outros três que queria.

O Gorillaz, de Damon Albarn (vocalista do Blur), que concorria a cinco prêmios, acabou levando o de Melhor Grupo.

Reuters
Madonna mostrou novo single pela 1ª vez
Madonna mostrou novo single pela 1ª vez
A cantora americana Madonna abriu o show com a exclusiva primeira atuação ao vivo de sua música "Hung up", que faz parte de seu ainda inédito novo álbum "Confessions on a dance floor".

Logo depois, foi entregue um dos principais prêmios, o de Melhor Álbum, que foi parar nas mãos dos americanos do Green Day com "American Idiot".

Instantes depois, o Coldplay subiu ao palco para cantar "Talk", levando ao delírio as cerca de 10.000 pessoas que assistiram ao evento.

Os jogadores Nuno Gomes e Luis Figo, apresentados como "heróis de Portugal", entregaram o prêmio de Melhor Grupo de Rock ao Green Day. O britânico Robbie Williams, por sua vez, se tornou par de Shakira ao ser nomeado Melhor Artista Masculino, minutos após cantar "Tripping", pertencente a seu recente disco "Intensive Care".

A entrega dos prêmios teve também momentos de inovação com a apresentação virtual do Gorillaz, que apareceu no palco graças a uma espécie de hologramas, que inclusive chegaram a interagir com o público.

Os telespectadores da MTV escolheram ainda Snoop Dogg como Melhor Artista de Hip-hop, Green Day como Melhor Artista de Rock e o System of a Down como Melhor Grupo Alternativo.

Além disso, o prêmio de Melhor Artista de Rhythm & Blues foi para Alicia Keys, o de Melhor Videoclipe foi para Galvanise, do Chemical Brothers, e o Melhor Artista Revelação foi para as mãos do britânico James Blunt.

A cerimônia teve ainda atuações de Pussycat Dolls, Akon, Shakira, Green Day, Foo Fighters e Robbie Williams.

A 12ª edição do prêmio também teve sua parte humanitária com a entrega do prêmio Free Your Mind, que foi para a organização do Live Aid 2005, que trabalha para melhorar a vida no Terceiro Mundo. A distinção foi entregue ao seu criador, o músico irlandês Bob Geldof.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o MTV Europe Music Awards
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página