Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/11/2005 - 10h27

Novo Harry Potter estréia em Londres

Publicidade

ANA MARIA ECHEVERRÍA
da France Presse, em Londres

Custou US$ 80 milhões e tem 1.300 efeitos especiais. "Harry Potter e o Cálice de Fogo", quarto filme da saga do aprendiz de feiticeiro, estreou neste domingo em Londres, em première mundial, em meio à expectativa de milhões de fãs.

Apesar da chuva, milhares de pessoas, muitas vindas de países distantes quanto México, Austrália e Japão, esperavam desde a manhã deste domingo na Leiceter Square, centro de Londres, a chegada dos protagonistas da seqüência, na qual atuam Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Tom Felton e Michael Gambon, entre outros.

"O que mais me emociona é que neste filme Harry dá um beijo pela primeira vez", disse Anthea Williams, 14, que gritava e pulava na praça londrina, tomada por uma multidão de adolescentes --e outros nem tanto, mais para quarentões--, além de repórteres e cinegrafistas.

Trama

O bruxinho está com 14 anos neste filme, baseado no quarto volume da série de sete livros, escritos pela autora britânica J.K. Rowling, que vendeu mais de 300 milhões de exemplares em 63 idiomas.

O filme, dirigido por Mike Newell, mostra Harry vivendo pela primeira vez as atribulações do amor: seus titubeios e dificuldades para conquistar sua primeira namorada, a estudante chinesa Cho Chang, interpretada por Katie Leung.

A história começa com a misteriosa seleção de Harry para competir no torneio Triwizard, no qual enfrentará alunos mais velhos de sua escola de bruxaria, a Hogwarts, e de duas escolas rivais.

O filme é, talvez, o mais obscuro dos quatro lançados até agora: nele Harry se defronta pela primeira vez não só com o amor, mas com a morte, através de um dramático confronto com seu inimigo Lorde Voldermort, interpretado pelo ator britânico Ralph Fiennes.

Esta é a primeira vez que Voldermort entra em ação, 13 anos depois de ter assassinado os pais do jovem aprendiz de feiticeiro. O dramático confronto entre os dois, ajudado por centenas de efeitos especiais, é o ponto alto da trama.

Medo

Definitivamente, o filme é o que "dá mais medo" entre os quatro livros adaptados para o cinema, segundo disseram alguns jovens fãs que tiveram o privilégio de assisti-lo antes da estréia, em apresentações privadas realizadas em Londres.

Na Inglaterra, o filme recebeu a classificação 12A, o que significa que as crianças menores de 12 anos precisam assisti-lo acompanhadas de um adulto, segundo a Comissão de Classificação de Filmes do país. Para a entidade, a fita contém "cenas intensas... de violência moderada, relacionada com fantasia, ameaças e horror".

O filme será lançado nas salas britânicas e americanas em 18 de novembro, e depois estreará em outros países --no Brasil, está previsto para chegar dia 25.

A saga cinematográfica do bruxinho é baseada na obra de Rowling, que a princípio foi rejeitada por várias grandes editoras, e começou há quatro anos com "Harry Potter e a Pedra Filosofal" (2001), seguida por "Harry Potter e a Câmara Secreta" (2002), ambos dirigidos pelo americano Chris Columbus.

"Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban" (2004) foi o terceiro filme, com direção a cargo do mexicano Alfonso Cuarón. Segundo as previsões, o quinto filme da série, "Harry Potter e a Ordem da Fênix" estreará em 2007.

Leia mais
  • Erramos: Novo Harry Potter estréia em Londres

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o novo filme de "Harry Potter"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página