Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/11/2005 - 12h46

Série mostra atentado contra João Paulo 2º

Publicidade

da Efe, na Cidade do Vaticano

A área ao redor da praça de São Pedro foi utilizada, nesta segunda-feira, para reconstituir o cenário do atentado sofrido pelo papa João Paulo 2º em 1981 para uma nova série de televisão.

Trata-se da segunda parte da série "Karol", dirigida por Giacomo Battiato, que tem como título "Un papa rimasto uomo" (Um papa que sempre foi humano) e que narra o pontificado de João Paulo 2º a partir do atentado de 13 de maio de 1981, na praça de São Pedro.

As centenas de turistas que compareceram ao Vaticano ficaram espantados com a reprodução do atentado. Na praça Pio 12, eles puderam relembrar os disparos feitos por Ali Agca, e como João Paulo 2º caiu gravemente ferido sobre o "papamóvel".

O local foi escolhido por ser a continuação da praça de São Pedro, cercada pelas autoridades para as filmagens.

A série, que será exibida em meados de 2006 no "Canale 5" da TV italiana, apresente uma versão alternativa à conhecida. Foi divulgado que, após o atentado, João Paulo 2º foi levado primeiro aos serviços de saúde do Vaticano, e depois ao hospital Gemelli.

O episódio mostrará o papa sendo levado às instalações do FAS (serviço de saúde do Vaticano) e atendido por seu médico particular, Renato Buzzonetti. A produção mostra ainda o papa sendo colocado no chão, para que o médico fizesse uma primeira avaliação da situação em que se encontrava.

Constatada a gravidade do ferimento, Buzzonetti teria ordenado a ida imediata para o Gemelli, hospital que com o passar do tempo se transformaria no "Vaticano III", como costumava chamar o papa, devido às inúmeras vezes em que foi internado no local.

João Paulo 2º é interpretado pelo ator Piotr Adfamczyk, enquanto o ator ítalo-grego Alkis Zanis encarna o terrorista turco Ali Agca.

Leia mais
  • Bento 16 assistirá a estréia de minissérie

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página