Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/11/2005 - 09h43

DVD "2 Filhos" traz extras antipirata

Publicidade

LAURA MATTOS
da Folha de S.Paulo

A disputa não será fácil, mas Zezé Di Camargo e Luciano, produtores e distribuidores de "2 Filhos de Francisco", se armaram para concorrer com os DVDs piratas do filme nas vendas de Natal.

O original será lançado em 7 de dezembro com 42 minutos de material extra. Tem minidocumentário sobre os sertanejos, cenas excluídas, erros de filmagem, making of e galeria de fotos.

Tudo o que gira em torno da história da dupla é recorde, e a pirataria não fugiu à regra. Pelos cálculos conservadores da Sony Pictures, já foram comercializadas mais de 500 mil cópias piratas. Os piratas são vendidos a rodo, até por internet. Há alguns sites de download gratuito. Para piorar a situação dos sócios do longa, as cópias falsas têm boa qualidade e podem ser encontradas por R$ 10.

Os 470 mil DVDs originais que chegarão às lojas (o maior lançamento do mercado nacional, segundo a distribuidora) deverão ser vendidos a R$ 29,90 cada um.

A Sony e a produtora Conspiração investiram em conteúdo inédito a fim de atrair principalmente os fãs da dupla, inclusive aqueles que já compraram os piratas, nos quais há apenas o longa.

Enquanto o filme expôs os sertanejos o mínimo possível para não restringir o público aos adeptos de sua música, os extras "abusam" dos irmãos Camargo. Há cenas dos dois nos bastidores emocionados com as filmagem das cenas, da visita que fizeram ao casebre onde Zezé nasceu, do reencontro com familiares e antigos amigos do sertão de Goiás.

Mas é bom que se diga: apesar disso, o diretor Breno Silveira deve conseguir novamente agradar àqueles que jamais comprariam um CD da dupla. É um material bem produzido, capaz de voltar a emocionar quem foi tocado pelo filme. Impossível também não rir com os erros de filmagem, especialmente na cenas das crianças cuspindo o ovo cru enfiado goela abaixo pelo ator Ângelo Antônio, o Francisco. Há ainda Caetano Veloso, autor da trilha sonora de "2 Filhos", sendo involuntariamente engraçado no making of.

A câmera capta um "é uma coisa liiiinda" dito de forma tão séria e típica do baiano que a platéia cai na gargalhada. Isso sem contar que o verdadeiro pai dos dois filhos traz aos extras a sua divertida e cativante simplicidade.

As cenas excluídas do longa mostram Zezé pré-adolescente como cantor de prostíbulo, onde é atacado por um garota assanhada. Para Silveira, "é pena que a passagem tenha sido cortada, já que explicaria em grande parte de onde vem a inspiração de Zezé para compor músicas de amor".

Nesta semana, "2 Filhos" estreará nas últimas 20 cidades brasileiras com cinema. Candidato do país a uma vaga no Oscar, já foi visto por mais de 5,1 milhões de pessoas, a maior bilheteria desde a retomada do cinema nacional.

Leia mais
  • Lula viu pirata de "2 Filhos de Francisco"
  • "2 Filhos de Francisco" disputa vaga no Oscar com 57 filmes

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre "2 Filhos de Francisco"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página