Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/10/2000 - 04h43

Minicontos arrancam escritor do fundo do sebo

Publicidade

CASSIANO ELEK MACHADO, da Folha de S.Paulo

"Ensanduichado" por lojas de móveis e botecos da Teodoro Sampaio, uma das ruas mais movimentadas de São Paulo, há um sebo chamado Sagarana.

Do lado de fora, passam ônibus, buzinas, sacolas de plástico. Dentro, cercado por 15 estantes, um pôster de Kandinsky e uma sinfonia de Mahler, Evandro Affonso Ferreira escreve um conto, pequeno como sua livraria.

Esse mineiro de Araxá tinha tudo para ser um dos personagens que ele mesmo cria. Autodidata (""Ignorante por conta própria", como dizia Mário Quintana"), Evandro foi redator publicitário por 20 anos. Às tantas, largou os anúncios para montar o sebo com os 3.000 livros que tinha em casa. No Sagarana ele é o dono, o vendedor, o faxineiro.

"Vivo o livro. Se não estou vendendo livro, estou comprando livro. Quando não, estou lendo ou escrevendo livro", conta. Hoje é um grande dia para Evandro. A partir das 19h, ele estará, pela primeira vez, autografando livro.

Aos 55 anos, ele lança hoje "Grogotó!" (editora Topbooks), pequeno volume com 73 contos realmente pequenos, alguns com menos de 30 palavras. "Tenho ejaculação precoce literária. Quando escrevo mais de duas laudas, me sinto como se tivesse feito "Guerra e Paz'", diz, em referência ao volumoso romance de Tolstói.

Essa busca pela palavra justa cativou autores como Moacyr Scliar (que resenha a obra para a Folha) e o crítico, tradutor e poeta José Paulo Paes, a quem o livro é dedicado. É de Paes, morto no ano passado, a frase que recepciona os visitantes do sebo, estampada em um banner amarelo: "Para quem pediu sempre tão pouco, o nada é positivamente um exagero".

Livro: Grogotó!
Autor: Evandro Affonso Ferreira
Editora: Topbooks
Quanto: R$ 15 (116 págs.)
Lançamento: hoje, às 19h
Onde: Urbe Livraria (r. Fradique Coutinho, 1.139, Vila Madalena, São Paulo, tel. 0/xx/11/3097-8304)

Leia mais notícias de Ilustrada na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página