Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/11/2005 - 09h10

Artistas homenageiam Vinicius de Moraes

Publicidade

SÉRGIO RIZZO
do Guia da Folha

Em "Coisa Mais Linda", documentário sobre a bossa nova exibido recentemente, Vinicius de Moraes (1913-1980) era apenas mais um entre as dezenas de personagens que participavam do desfile de consagração de Tom Jobim e João Gilberto como os principais nomes do movimento. Em "Vinicius", o poeta e diplomata faz um solo: são duas horas de celebração ao letrista de "Se Todos Fossem Iguais a Você", "Eu Sei que Vou te Amar" e "Insensatez".

Sim, essas canções estão no filme, interpretadas, respectivamente, por Renato Braz, Adriana Calcanhotto e Mônica Salmaso. Há 25 outros números, entre músicas (como "Tarde em Itapoã", com Toquinho, e "Berimbau", com Edu Lobo) e leitura de poemas --Maria Bethânia recita "Soneto do Amor Total", e Ferreira Gullar lê "Pátria Minha", por exemplo, enquanto Ricardo Blat e Camila Morgado, encenando um fictício espetáculo em memória de Vinicius, interpretam diversos trechos de suas obras.

Dirigido por Miguel Faria Jr. ("Stelinha") e produzido por Susana de Moraes, filha do homenageado, o documentário é afetivo e, em que pese a riqueza de números e depoimentos (Chico Buarque e Caetano Veloso também estão no elenco), brilha mesmo quando surge na tela o próprio Vinicius. Que figura, o cavalheiro do copo de uísque.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Vinicius de Moraes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página