Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/11/2005 - 02h29

Francês executa obra de Mozart achada no Brasil

Publicidade

da France Presse

O maestro francês Jean-Claude Malgoire dirigiu neste domingo em Sarrebourg, no oeste da França, pela primeira vez na Europa, o "Requiem" de Mozart com um "Libera me" descoberto no Brasil que considera uma possível alternativa para encerrar esta obra que o compositor austríaco deixou inconclusa até sua morte, em 1791.

"Libera me", manuscrito conservado no Rio de Janeiro e também na Biblioteca Nacional da França, em Paris, tem de seis a sete minutos e seria um final menos abrupto para esta grandiosa peça do artista.

A interpretação desta versão, que recebeu o nome de Rio de Janeiro, do "Requiem" de Mozart, registrada em CD pela gravadora K617, foi um dos concertos de abertura do 5º festival itinerante Mês do Barroco Latino-Americano na França, organizado pelo Centro Internacional dos Caminhos do Barroco de Saint-Ulrich (Mosela) e dedicado ao Brasil.

No Rio de Janeiro, este "Libera me" foi executado em 19 de dezembro de 1819 como encerramento do "Requiem" na interpretação do padre Nunes Garcia (1767-1830), maestro da capela do imperador D. João 6º do Brasil, em homenagem aos músicos mortos naquele ano.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Mozart
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página