Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/11/2005 - 16h13

Cinema em Havana tem Brasil e Argentina

Publicidade

da Folha Online

A 27ª edição do Festival de Cinema de Havana, que ocorre de 6 a 16 de dezembro, será dominada por Brasil, Argentina e Cuba. A festa anual do cinema latino-americano, como é conhecida, apresenta novos nomes.

O diretor do festival, Alfredo Guevara, explica que o Brasil terá 20 filmes, entre eles "Crime Delicado", de Beto Brant, e "O Veneno da Madrugada", de Ruy Guerra.

A Argentina tentará levar o prêmio principal na categoria ficção com "Iluminados Por El Fuego", o drama sobre a Guerra das Malvinas dirigido por Tristán Bauer, e "El Aura", de Fabián Bielinsky (diretor de "Nove Rainhas").

Cuba terá 15 filmes, entre eles "Barrio Cuba", de Humberto Solas, e "Bailando Cha-Cha-Chá", de Manuel Herrera. A Espanha será o único país não latino-americano da competição com "Habana Blues", de Benito Zambrano.

O júri da seção principal é formado pelo diretor argentino Marcelo Piñeyro ('Plata Quemada"), o francês Jean Cazenave, a atriz espanhola Mercedes Sampietro, o diretor brasileiro Andrucha Waddington ("Eu, Tu, Eles") e o documentarista cubano Enrique Colina.

No total, serão exibidos 547 filmes-- os organizadores receberam 1.382 inscrições.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o cinema em Cuba
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página