Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/11/2005 - 12h13

Filme sobre Rio briga pelo Oscar

Publicidade

da Folha Online

O documentário norte-americano "Favela Rising", de Jeff Zimbalist e Matt Mochary, está entre as 15 produções que disputam uma vaga para concorrer ao Oscar de melhor documentário, informou a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Divulgação
Cena do filme "Favela Rising"
Cena do filme "Favela Rising"
O filme, uma co-produção Brasil-Estados Unidos, retrata uma favela no Rio de Janeiro (Vigário Geral) sob o ponto de vista estrangeiro. Ao lançar mão de muitos efeitos tecnológicos, a produção evoca o filme "Cidade de Deus".

As imagens mostram a violência do tráfico de drogas e da polícia ao contar a história do músico brasileiro Anderson Sá, do grupo AfroReggae, que superou as limitações de uma infância pobre no Rio, lutou contra o tráfico e conquistou reconhecimento na música.

"Eles [os cineastas] foram muito felizes. A princípio o documentário não seria sobre a minha vida. Seria sobre o Rio. Depois, com a história toda do meu acidente, eles foram se envolvendo", contou Anderson à Folha em maio, quando o filme foi exibido em São Paulo. Ele refere-se a uma fratura em sua coluna cervical. Há dois anos, bateu a cabeça enquanto surfava e ficou tetraplégico. Após ser operado, porém, surpreendeu os médicos e voltou a andar.

Em maio deste ano, o documentário foi premiado no Festival de Cinema de Tribeca, em Nova York (EUA). Fundado em 2002 por Robert De Niro, o festival tem como um de seus principais objetivos servir de plataforma para novos cineastas.

Concorrentes

A lista dos semifinalistas, escolhidos entre 82 concorrentes, foi anunciada na terça-feira à noite. A relação inclui também "A Marcha do Imperador", de Luc Jacquet, e "Rize", de David LaChapelle, sobre hip hop.

O francês "A Marcha do Imperador", que retrata a vida dos pingüins, tornou-se um fenômeno de bilheteria nos EUA, tendo arrecadado US$ 77 milhões --perde apenas para "Fahrenheit", de 2004, que obteve US$ 119 milhões e foi a maior bilheteria da história dos documentários no país.

Os cinco finalistas serão conhecidos no próximo dia 31 de janeiro, quando saem os indicados nas demais categorias. A 78ª cerimônia do Oscar acontece no dia 5 de março de 2006.

Veja a lista dos documentários selecionados:

- "After Innocence", de Jessica Sanders;
- "The Boysof Baraka", de Heidi Ewing e Rachel Grady;
- "Darwin's Nightmare", de Hubert Sauper;
- "The Devil and Daniel Johnston", de Jeff Feuerzeig;
- "Enron: The Smartest Guys in the Room", de Alex Gibney;
- "Favela Rising", de Jeff Zimbalist e Matt Mochary;
- "Mad Hot Ballroom", de Marilyn Agrello;
- "March of the Penguins", de Luc Jacquet;
- "Murderball", de Henry Alex Rubin e Dana Adam Shapiro;
- "Occupation: Dreamland", de Ian Olds e Garrett Scott;
- "Rize", de David LaChapelle;
- "Street Fight" , de Marshall Curry;
- "39 Pounds of Love", de Dani Menkin;
- "Unknown White Male", de Rupert Murray;
- "On Native Soil: The Documentary of the 9/11 Commission Report", de Linda Ellman.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre "Favela Rising"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página