Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/11/2005 - 10h39

Obras históricas são roubadas no Peru

Publicidade

da France Presse, em Lima

Pelo menos cinco telas foram roubadas do museu de um luxuoso hotel de Cuzco e da igreja San Pedro de Quinua, em Ayacucho, duas cidades situadas no sudeste andino do Peru, informou nesta quinta-feira a polícia e o Instituto Nacional de Cultura.

Do museu do hotel Monasterio del Cuzco foi roubada a pintura "A Virgem de Leite" da Escola Cuzquenha (século 17), de autor anônimo. A obra pertencia ao Arcebispado de Cuzco, que a emprestou a uma empresa de hotéis. O hotel Monasterio funciona nas instalações do antigo seminário e da igreja San Antonio Abad. A empresa tem a custódia de mais de 100 obras de arte colonial.

Na cidade de Huamanga, departamento de Ayacucho, assaltantes levaram quatro telas do século 18 da igreja San Pedro de Quinua.

As pinturas roubadas são "A Virgem", "Adoração dos Pastores", "Adoração dos Reis Magos", "Fuga do Egito" e "A Virgem Imaculada".

Com as telas desapareceram também objetos sacros como coroas, anéis, brincos e colares. O templo San Pedro de Quinua está localizado na praça principal do distrito de Quinua, na província de Huamanga.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o roubo de obras de arte
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página