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21/11/2005 - 09h06

Livro lapida idéias de Dan Brown

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ALEXANDRE MATIAS
Colaboração para a Folha de S. Paulo

E lá vamos nós: instâncias semidesconhecidas de instituições famosas, bastidores de altos níveis do poder global, um segredo que pode abalar o rumo da história, uma série de assassinatos frios e cruéis, especialistas em áreas específicas do conhecimento humano e mercenários fiéis e obstinados, tudo em ritmo de cinema de aventura de primeira linha. É isso aí: tem Dan Brown novo na área.

"Novo", não. Ainda não é hora de falar de "The Solomon Key", possivelmente o livro mais aguardado da história, prometido para 2006. A seqüência para o fenômeno editorial "O Código Da Vinci" nem sequer tem data marcada --abandonada, pelo autor, após o excesso de pressão da expectativa--, mas todos os envolvidos no sucesso do livro cruzam os dedos para o lançamento chegar no ano que vem, quando estréia a versão cinematográfica do livro, dirigida por Ron Howard e com Tom Hanks, Audrey Tautou, Ian McKellen, Alfred Molina e Jean Reno no elenco.

O livro da vez chama-se "Ponto de Impacto" e é o segundo do autor, chegando ao Brasil para finalmente completar a bibliografia de Brown por aqui. Desta vez os ingredientes incluem um oceanógrafo, uma glaciologista, um administrador da Nasa, uma especialista em segurança, adversários políticos brigando pela Casa Branca e suas assistentes, uma descoberta no Círculo Polar Ártico, megainvestidores, nanorrobôs e um comunicado urgente do governo dos EUA para o planeta.

Com mais personagens do que cenários díspares --uma geleira no Ártico, o Air Force One, a sala dos mapas da Casa Branca, o apartamento de um candidato à presidência--, "Ponto" tem o ritmo que Brown consagraria em "Da Vinci", embora diluído em conhecimento mais tecnocientífico e político militar do que histórico (aparentando um Tom Clancy com algum senso de humor), e ainda mais ações paralelas que as de seus livros mais vendidos. No volume lançado originalmente em 2001, o autor ainda lapida algumas idéias que concluiriam na criação do personagem Robert Langdon, um Indiana Jones da meia-idade que concentra boa parte da ação dos romances a partir de seu livro seguinte, "Anjos e Demônios", anterior ao fenômeno "O Código Da Vinci".

"Da Vinci" é o tal best-seller em que o casamento de Jesus Cristo com Maria Madalena teria sido encoberto pela Igreja Católica para distorcer os ensinamentos cristãos originais, segredo que o pintor Leonardo Da Vinci, integrante de uma sociedade secreta chamada Priorado de Sião (que ainda incluiria outras celebridades históricas, como Victor Hugo, Isaac Newton e Jean Renoir), passou em forma de código em suas principais pinturas, entre elas "A Última Ceia" e a "Mona Lisa". Referir-se ao "Código" como "tal" chega a menosprezar sua força: são cerca de 39 milhões de livros vendidos em todo o planeta e traduzido em mais de 40 idiomas (sendo a tradução para o árabe uma das atrações da última Feira de Frankfurt), feito só comparável aos livros de J.K. Rowling, a autora da série Harry Potter.

"Só a edição ilustrada do "Código" vendeu 2 milhões de livros em todo o mundo", conta Marcos Pereira, um dos editores da Sextante, que lança os livros de Brown por aqui. "Anjos e Demônios" vendeu 17 milhões, enquanto "Fortaleza" e "Ponto" tiveram outros 7 milhões de livros vendidos, segundo o editor. No Brasil, os números não deixam de impressionar: 930 mil livros vendidos de "O Código"; 345 mil de "Anjos", 180 mil de "Fortaleza" e 52 mil da versão ilustrada de "Da Vinci". "Ponto de Impacto" sai com boa expectativa: "Temos uma pré-venda que nos fez imprimir 160 mil exemplares", diz Pereira, "mas até o final do ano queremos imprimir mais 100 mil". A edição ilustrada de "Anjos e Demônios" também acabou de ser lançada, na semana passada.

O lançamento de "Ponto" no Brasil vem coincidir com a saída do "Código Da Vinci" da lista dos mais vendidos do jornal "New York Times", por onde esteve por 136 semanas. Aqui no Brasil, nenhum dos livros de Brown saiu dos dez mais vendidos desde seus lançamentos: "Da Vinci", "Anjos" e "Fortaleza" estão simultaneamente na lista de mais vendidos da Folha há 31 semanas.

O filme em que Tom Hanks vive Langdon deve estrear nos cinemas do mundo inteiro em maio de 2006 (junto com sua versão para videogame), impulsionando ainda mais o sucesso do autor, que não deixa de escapar das polêmicas. "The Solomon Key", o próximo livro de Brown, não deve ter um caminho diferente, uma vez que o autor já admitiu que um dos temas abordados é a maçonaria e a relação desta entidade com a fundação dos Estados Unidos, fato refletido na própria arquitetura da capital Washington. Enquanto isso, vamos ao Pólo Norte.

Veja abaixo a lista dos livros mais vendidos

Ficção

1 - "Ponto de Impacto" - Dan Brown (ed. Sextante, R$ 39,90, 448 págs.)
2 - "As Intermitências da Morte" - José Saramago (ed. Companhia das Letras, R$ 35, 208 págs.)
3 - "O Caçador de Pipas" - Khaled Hosseini (ed. Nova Fronteira, R$ 34,90, 368 págs.)
4 - "Memória de Minhas Putas Tristes" - Gabriel García Márquez (ed. Record, R$ 24,90, 128 págs.)
5 - "O Código Da Vinci" - Dan Brown (ed. Sextante, R$ 39,90, 480 págs.)
6 - "O Corretor" - John Grisham (ed. Rocco, R$ 39,50, 360 págs.)
7 - "Fortaleza Digital" - Dan Brown (ed. Sextante, R$ 29,90, 336 págs.)
8 - "Anjos e Demônios" - Dan Brown (ed. Sextante, R$ 39,90, 464 págs.)
9 - "Casório?!" - Marian Keys (ed. Bertrand Brasil, R$ 55, 644 págs.)
10 - "Quando Nietzsche Chorou" - Irvin D. Yalom (ed. Ediouro, R$ 44, 412 págs.)

Não-ficção

1 - "Guinness World Records 2006" - Livro dos Recordes - Vários (ed. Ediouro, R$ 74,90, 268 págs.)
2 - "Por Dentro do Governo Lula - Lucia Hippolito (ed. Futura, R$ 29,90, 304 págs.)
3 - "O Valor do Amanhã" - Eduardo Giannetti (ed. Companhia das Letras, R$ 44, 344 págs.)
4 - "Amor É Prosa, Sexo É Poesia" - Arnaldo Jabor (ed. Objetiva, R$ 29,90,199 págs.)
5 - "Almanaque Anos 80" - Luiz André Alzer e Mariana Claudino (ed. Ediouro, R$ 49, 304 págs.)
6 - "Chaves - Foi Sem Querer Querendo? - Luiz Joly, Fernando Thuler e Paulo Franco (ed. Matrix, R$ 27, 160 págs.)
7 - "A Arte Secreta de Michelangelo" - Gilson Barreto e Marcelo Ganzarolli de Oliveira (ed. Arx, R$ 65, 224 págs.)
8 - "Dossiê Brasília - Os Segredos do Presidente - Geneton Moraes Neto (ed. Globo, R$ 29, 272 págs.)
9 - "O Chef Sem Mistérios" - Jamie Oliver (ed. Globo, R$ 68, 256 págs.)
10 - "Esquadrão da Moda" - Susannah Constantini e Trinny Woodall (ed. Globo, R$ 38, 144 págs.)

Auto-ajuda e negócios

1 - "O Monge e o Executivo" - James Hunter (ed. Sextante, R$ 19,90, 144 págs.)
2 - "Heróis de Verdade" - Roberto T. Shiniyashiki (ed. Gente, R$ 25, 160 págs.)
3 - "Jesus, o Maior Psicólogo que Já Existiu" - Mark Baker (ed. Sextante, R$ 19,90, 192 págs.)
4 - "Como Trabalhar para um Idiota" - John Hoover (ed. Futura, R$ 29,90, 264 págs.)
5 - "Superdicas para Falar Bem em Conversas e Apresentações" (ed. Saraiva, R$ 9,90, 136 págs.)
6 - "Adolescentes - Quem Ama, Educa" - Içami Tiba (ed. Integrare, R$ 39,90, 304 págs.)
7 - "Nunca Desista de seus Sonhos" - Augusto Jorge Cury (ed. Sextante, R$ 19,90, 160 págs.)
8 - "Pais Brilhantes, Professores Fascinantes" - Augusto Jorge Cury (ed. Sextante, R$ 19,90, 174 págs.)
9 - "Freakonomics" - Stephen J. Dubner (ed. Campus - R$ 45, 266 págs.)
10 - "Você é Insubstituível" - Augusto Jorge Cury (ed. Sextante, R$ 9,90, 112 págs.)

A lista é feita com base na soma do número de exemplares vendidos entre 25/10 e 31/10, divulgado pelas seguintes livrarias: Siciliano (todo o país), Saraiva (todo o país), Laselva (todo o país), Sodiler (Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Maceió, Natal), Cultura (São Paulo, Porto Alegre e Recife), Fnac (São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília), Livraria da Vila (São Paulo), Nobel (São Paulo), e Livrarias Curitiba (Curitiba, Londrina, Florianópolis, Joinville, Porto Alegre)

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