Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/11/2005 - 10h18

Virada Cultural começa com 24 horas de programação

Publicidade

da Folha Online

A primeira edição do Projeto Virada Cultural será aberta oficialmente às 14 horas deste sábado pelo prefeito de São Paulo, José Serra, no Museu do Ipiranga (zona sul), onde se apresentará a Orquestra Experimental de Repertório, sob a regência do maestro Jamil Maluf. O projeto terá 24 horas seguidas de programação, com mais de 3.000 artistas em mais de uma centena de pontos diferentes da cidade.

Inspirada nas famosas "Noites Brancas" européias, que ocorrem em Paris, Madri e Roma, o "Virada Cultural" paulistano vai oferecer ao público shows, cinema, concertos, exposições, dança, rodas de música, bailes, artes cênicas, visuais e circenses, música eletrônica e manifestações folclóricas.

As atrações serão gratuitas ou terão preços populares. Para atender à demanda, algumas linhas de metrô e de ônibus terão seu horário de funcionamento alterado e prolongado. Haverá também um esquema especial de policiamento.

A programação completa pode ser conferida no site www.viradacultural.com.br. Todos os eventos estão divididos por região (centro, norte, sul, leste, oeste), CEUs e subprefeituras.

Destaques

A passagem subterrânea que liga a avenida Paulista à rua da Consolação vai ser reaberta ao público neste sábado com o nome de Galeria de Livros. Os vendedores de livros que atuavam na rua Augusta poderão vender seus produtos no novo espaço, que será transformado num espaço cultural, além de servir como passagem para os pedestres. Na abertura, às 18h30, haverá uma apresentação poética.

O Vale do Anhangabaú terá um palco montado durante as 24 horas do projeto --a abertura oficial do evento acontece por lá, às 14h. O público acompanha shows de Tom Zé, Língua de Trapo, Banda Mantiqueira, Antônio Nóbrega e Elza Soares, entre outros.

No Museu do Ipiranga, haverá apresentações da Orquestra Municipal de Repertório, dos balés da Cidade e Stagium e Companhia Cisne Negro e do mágico Issao Yamamura. Será lá o encerramento, às 12h do domingo, com o show "Partimpim", de Adriana Calcanhotto.

Já a Praça da Luz será palco para as bandas Arruda Brasil e Palhaçal, enquanto a Arena Anhembi é sede do Show Gospel 24 horas. No Parque da Aclimação, a programação vai agradar principalmente aos admiradores do chorinho.

O saguão do Aeroporto de Congonhas também vai abrigar a programação da "Virada" com a apresentação de dança da Cia. Key e Ricardo Iazzetta (Duo). No auditório do Ibirapuera, um show gratuito às 20h de sábado reúne o músico Hermeto Pascoal e a Orquestra Sinfônica de Santo André.

Ainda na música, duas escolas de samba fazem apresentações em suas quadras. A Unidos de Vila Maria apresenta a "4ª Noite dos Interpretes", com a participação da bateria da X-9 Paulistana (às 14h, na rua Cabo João Monteiro da Rocha, 448 - Jd. Japão), e a Barroca Zona Sul monta feira de artesanato (av. Prof. Abraão de Moraes, 1800 - Água Funda).

A Pinacoteca do Estado, na Praça da Luz (centro de São Paulo), também montou programação especial. Três exposições de fotografias e um visita monitorada pelo Parque da Luz durante a noite compõem a grade do museu. Outros espaços com programação extensa são o Centro Cultural São Paulo e o MIS (Museu da Imagem e do Som).

Além da participação da prefeitura e das subprefeituras, a iniciativa privada também fará parte do projeto. Um dos principais destaques é o retorno do Mercado Mundo Mix (Praça Roosevelt), que depois de dois anos está de volta a São Paulo.

Bares, restaurantes e casas noturnas também estarão envolvidos, assim como teatros, casas de cultura, bibliotecas, museus, parques, CEU's, cinemas, casas de espetáculos e unidades do Sesc.

Leia mais
  • Metrô de SP opera durante a madrugada para a Virada Cultural

    Especial
  • Leia mais sobre o projeto Virada Cultural
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página