Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/11/2005 - 16h36

Obras de Warhol e Pollock são roubadas de museu

Publicidade

da Folha Online

Duas obras dos artistas americanos Jackson Pollock e Andy Warhol foram roubadas do Everhart Museum, na cidade de Scranton --Pennsylvania. Os ladrões conseguiram fugir com as obras depois de destruírem uma porta de vidro nos fundo do museu.

A polícia chegou quatro minutos depois de o alarme soar, na madrugada da sexta-feira, mas os autores do roubo já haviam fugido. As câmeras de vigilância não estavam funcionando.

O trabalho de Pollock, a pintura a óleo "Springs Winter", de 1,02m por 0,81m e feito em 1949, estava avaliado em US$ 11,6 milhões. O trabalho, que pertencia a um colecionador, estava emprestado ao museu --a identidade do dono do quadro não foi revelada.

O trabalho de Warhol, "Le Grande Passion", é um silkscreen de 40 cm por 40 cm. O trabalho foi feito em 1984 para uma campanha de bebiba e pertencia ao acervo do museu.

O valor do quadro de Pollock foi informado pela diretora da Casa e Centro de Estudos Pollock-Krasner (que fica em Nova York), Helen Harrison, que disse que um quadro semelhante do pintor americano foi vendido em um leilão em maio de 2004. A marchand Pierette VanCleve disse que a obra de Warhol teria um valor de leilão de US$ 15 mil.

Funcionários do museu disseram ainda não ter pistas sobre o roubo e não esclareceu a razão das câmeras de segurança não estarem funcionando. O ex-diretor de segurança do J. Paul Getty Museum, em Los Angeles, disse que esse tipo de problema não é incomum.

"É preciso dinheiro para manter sistemas [de segurança], seja de computadores seja de alarme", disse. "Se percorrermos os EUA, ficaremos surpresos com quantos lugares em que encontraríamos esse problema."

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Jackson Pollock
  • Leia o que já foi publicado sobre Andy Warhol
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página