Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/11/2005 - 09h10

Bill Murray volta ao drama psicológico

Publicidade

SÉRGIO RIZZO
do Guia da Folha

O comediante Bill Murray ("Os Caça-Fantasmas", "Feitiço do Tempo") em papel dramático, como um personagem que experimenta desconforto psicológico em ambiente estranho a ele? As semelhanças com "Encontros e Desencontros" (03), de Sofia Coppola, não param por aí, mas "Flores Partidas" nasceu primeiro: o cineasta Jim Jarmusch ("Estranhos no Paraíso", "Ghost Dog") escreveu o roteiro --especialmente para Murray, com quem trabalhou também em um dos curtas de "Sobre Café e Cigarros" (03)-- antes de Sofia fazer o seu.

Aqui, o ambiente que deixa o ator com cara de quem preferia estar bem longe dali é o seu próprio passado. Ele faz um aposentado precoce, egocêntrico e conquistador, que passa a maior parte do tempo de pijama, em frente à TV, sem dedicar muito esforço a quem está por perto, incluindo a namorada (Julie Delpy). O cenário modorrento se altera quando chega uma carta anônima com uma informação que o leva, incentivado pelo vizinho metido a detetive (Jeffrey Wright, de "Basquiat"), a reencontrar ex-namoradas com as quais não tinha contato há anos.

O andamento desse atípico filme-de-estrada respeita o modo Jarmusch de olhar para o mundo, com figuras levemente bizarras que se comportam como crianças deslocadas no universo adulto, alguns sem saber como se comportar, outros encarnando os personagens que escolheram para viver, cada um em sintonia com seus códigos de sobrevivência. Embora seja o primeiro longa do cineasta bancado por um grande estúdio (a Universal, via Focus Features, que assina também "O Jardineiro Fiel"), mantém a tradição de independência do "sistema" ao recriar um recorte dos EUA que pouco se parece com sua representação habitual, e na qual a expressão doce e apalermada de Murray se encaixa bem.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o ator Bill Murray
  • Leia o que já foi publicado sobre o diretor Jim Jarmusch
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página