Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/11/2005 - 13h52

Sodré assume Biblioteca Nacional

Publicidade

da Folha Online

O professor baiano Muniz Sodré assumiu nesta sexta-feira a presidência da Fundação Biblioteca Nacional. A cerimônia foi comandada pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil, no Auditório Machado de Assis da FBN, no centro do Rio.

Baiano de São Gonçalo dos Campos, Muniz Sodré nasceu no dia 12 de janeiro de 1942. Fala inglês, francês, alemão, italiano, espanhol e duas línguas africanas, além de estudar a língua árabe. É membro da Associação Internacional de Língua Francesa.

Formado em Ciências Jurídicas e Sociais na Bahia, fez mestrado na Sorbonne (sociologia da informação), em Paris, doutorado na UFRJ (teoria da literatura de massa) e pós-doutorado novamente na Sorbonne (sociologia, antropologia e lingüística).

Sodré publicou 26 livros e atualmente é professor titular da Escola de Comunicação da UFRJ, onde leciona há mais de dez anos. Jornalista, trabalhou também na Bloch Editores, no "Jornal do Brasil" e na revista "Visão".

O presidente anterior, Pedro Corrêa do Lago, saiu da Biblioteca Nacional em meio a investigações da Controladoria Geral da União, do Ministério Público e da Polícia Federal por suposta irregularidades em sua gestão.

Em julho, constatou-se o sumiço de pelo menos 150 fotos históricas da biblioteca. A investigação da PF ainda está em andamento e corre em segredo de Justiça.

Com informações do MinC

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Muniz Sodré
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página