Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/11/2005 - 10h52

Vargas Llosa se posiciona contra Chávez

Publicidade

da France Presse, em Guadalajara

O escritor peruano Mario Vargas Llosa disse na noite de domingo a peruanos e mexicanos para não se enganarem em suas respectivas eleições em 2006 como aconteceu, segundo ele, "com os pobres irmãos da Venezuela que votaram pelo atual presidente Hugo Chávez".

"Digo a vocês da maneira mais serena possível, não se enganem outra vez, escolham bem... Que não vivenciemos o que acontece a nossos pobres irmãos venezuelanos. É muito fácil destruir uma democracia", frisou o escritor peruano ao participar de um debate em uma feira de livro em Guadalajara (oeste).

Para o autor de "A Festa do Bode", as eleições presidenciais de Peru e México no próximo ano serão fundamentais para a oposição ao autoritarismo.

"Não é uma eleição a mais para o México e o Peru, é uma eleição fundamental, é uma eleição para não se retroceder outra vez até a barbárie do autoritarismo, até a corrupção estatal, a demagogia presidencial e para começar a colocar um fim no que tem sido um histórico da região há séculos", frisou Vargas Llosa.

Ante cerca de mil pessoas, que o interromperam várias vezes para aplaudir suas palavras, o escritor alertou ainda sobre os riscos do populismo.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Vargas Llosa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página