Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/12/2005 - 04h26

"Brokeback Mountain" ganha prêmio nos EUA

Publicidade

da Efe

O filme "O Segredo de Brokeback Mountain", considerado o primeiro "western gay" da história do cinema, obteve neste sábado o prêmio da Associação da Crítica de Los Angeles para o melhor filme do ano, marcando assim o começo da temporada de prêmios em Hollywood, que será concluída em 5 de março, com a entrega do Oscar.

O filme, protagonizado por Heath Ledger e Jake Gyllenhaal, é baseado na novela de Annie Proulx sobre o amor homossexual de dois vaqueiros, e obteve também o prêmio de melhor diretor para o taiwanês Ang Lee.

Transformado em bandeira por organizações homossexuais italianas, o filme, que descreve com poesia as dificuldades de dois homens para viver uma paixão homossexual em um contexto como o do Texas dos anos 60, representa um desafio à figura do lendário e indomável vaqueiro "macho" norte-americano.

Baseado no livro "Razão e Sensibilidade", de Jane Austen, Lee aborda as dificuldades íntimas que um homossexual enfrenta para ser aceito pela sociedade.

A Associação da Crítica de Los Angeles concedeu o prêmio de melhor ator a Phillip Seymour Hoffman por seu trabalho em "Capote", no qual interpreta o escritor e jornalista Truman Capote.

Como melhor atriz, a organização elegeu Vera Farmiga por sua atuação em "Down to the Bone".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre "Brokeback Mountain"
  • Leia o que já foi publicado sobre Ang Lee

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página