Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/12/2005 - 22h55

Fernando Meirelles é premiado em NY

Publicidade

da Folha Online

O cineasta Fernando Meirelles recebeu neste domingo seu quarto prêmio internacional por "O Jardineiro Fiel". Ele foi eleito o melhor diretor pelo New York Film Critics Online (NYFCO), que reúne 28 dos principais críticos de cinema que atuam em Nova York.

Divulgação
"O Jardineiro Fiel" estreou em outubro no Brasil
"O Jardineiro Fiel" estreou em outubro no Brasil
No fim de novembro, a produção foi a grande vencedora do British Independent Film Award (Bifa), a premiação mais importante do cinema independente britânico. O longa-metragem levou os prêmios de melhor filme, melhor ator (Ralph Fiennes) e melhor atriz (Rachel Weisz). Em setembro, o filme havia concorrido ao Leão de Ouro em Veneza, mas não venceu.

O longa, uma co-produção entre Reino Unido, Quênia e Alemanha, é baseado em um romance de John Le Carré e denuncia experiências extra-oficiais com cobaias humanas feitas na África por multinacionais farmacêuticas.

Fiennes interpreta um tímido funcionário do Ministério de Assuntos Exteriores britânico casado com uma jovem idealista (Rachel Weisz) empenhada em descobrir quem está usando os africanos como "ratos de laboratório" e que é assassinada durante sua investigação.

Neste domingo, o NYFCO deu o prêmio de melhor filme para "A Lula e a Baleia", comédia baseada nas lembranças de infância do diretor Noah Baumbach.

Divulgação
Meirelles filmou em três países
Fernando Meirelles filmou em três países
O vencedor da categoria de melhor ator foi Philip Seymour Hoffman por "Capote", no qual ele interpreta o escritor Truman Capote durante a produção do livro "A Sangue Frio". Na categoria de melhor atriz, a vencedora foi Keira Knightley, pela interpretação de Elizabeth Bennet em "Orgulho e Preconceito".

Também foram premiados Oliver Platt (ator coadjuvante, por "Casanova 2005", de Lasse Hallström) e Amy Adams (atriz coadjuvante, por "Junebug", de Phil Morrison), Paul Haggis (diretor estreante, por "Crash").

O prêmio de melhor fotografia ficou com o documentário "A Marcha dos Pingüins", de Luc Jacquet. Na categoria animação, o vencedor foi "Wallace e Gromit: A Batalha dos Vegetais".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre "O Jardineiro Fiel"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página