Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/12/2005 - 16h42

Filme de Clooney é melhor do ano pela NBR

Publicidade

da Folha Online

"Good Night, Good Luck", o filme de George Clooney sobre a era McCarthy, foi eleito o melhor filme do ano pela National Board of Review (NBR) americana, associação que reúne críticos, diretores e profissionais do mundo do cinema. Esta é a última grande premiação antes do anúncio dos indicados ao Oscar, o que pode ajudar a produção na corrida por visibilidade frente à Academia norte-americana.

Filmado em preto e branco, o filme é ambientado nos anos 50 e narra as relações entre no senador Joseph McCarthy e o jornalista de TV Edward R. Murrow.

Cerca de 150 integrantes da NBR votaram. Ang Lee foi eleito o melhor diretor por "Brokeback Mountain", produção que também ganhou o prêmio de melhor filme pela Los Angeles Film Critics Association no sábado.

Philip Seymour Hoffman levou o prêmio de melhor ator por "Capote", e Felicity Huffman ficou com o de melhor atriz por "Tansamerica", uma produção de baixo orçamento.

"Paradise Now", sobre homens-bomba palestinos, levou o prêmio de melhor filme em língua estrangeira. "Marcha dos Pingüins" foi considerado o melhor documentário.

A NBR também listou os dez melhores filmes do ano, entre eles "Brokeback Mountain", "Crash", "Capote", "Marcas da Violência", "Syriana", "Johnny e June", "Memórias de uma Gueixa", "Munique" e Match Point". Os prêmios serão entregues em 10 de janeiro.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre George Clooney
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página