Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/12/2005 - 18h17

"O Jardineiro Fiel" é indicado ao Goya

Publicidade

da France Presse

Depois de três indicações ao Globo de Ouro (drama, diretor e atriz coadjuvante), "O Jardineiro Fiel", produção britânica sob a direção do brasileiro Fernando Meirelles, está entre os indicados na categoria Melhor Filme Europeu da 20ª edição dos prêmios Goya --considerado o Oscar do cinema espanhol.

A premiação será concedida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas Espanhola e entregue em cerimônia de gala no dia 29 de janeiro no Palácio Municipal dos Congressos de Madri.

"O Jardineiro Fiel" disputará o Goya com outros concorrentes de peso: o alemão "A Queda - As Últimos Horas de Hitler", de Olivier Hirschbiegel; o francês "Les Choristes", de Christophe Barratier; além de "Match Point", do diretor americano Woody Allen, que também representa a Grã-Bretanha.

Os filmes espanhóis "Obaba", de Montxo Armendáriz, e "Princesas", de Fernando León de Aranoa, são os grandes favoritos.

"Obaba", que conta a história de um povoado basco, recebeu dez indicações, entre elas a de Melhor filme e Melhor Diretor. "Princesas", sobre a amizade entre duas prostitutas, recebeu sete, entre elas a de Melhor Filme.

A categoria em que o cinema latino-americano está melhor representado é a de Melhor filme estrangeiro. Quatro fitas disputarão o prêmio, entre eles a argentina "Iluminados por el fuego" de Tristán Bauer, ganhador do prêmio especial do júri no Festival de San Sebastián; a uruguaia "Alma Mater", de Alvaro Buela, sobre uma mulher que pensa que vai ser mãe do Salvador no próximo milênio, e a colombiana "Rosario Tijeras", de Emilio Maillé, que conta a história de uma matadora de aluguel interpretada pela atriz colombiana Flora Martínez.

A lista se encerra com o filme chileno "Mi mejor enemigo", de Alex Bowen, sobre a relação entre duas guardas de fronteira, uma chilena e outra argentina, durante o conflito pelo Canal de Beagle que confrontou os dois países no início de 1979.

O prêmio de Melhor Ator será decidido entre os intérpretes Manuel Alexandre, de "Elsa y Fred"; Oscar Jaenada, que já recebeu boas críticas pela interpretação do astro do flamenco José Monge "Camarón" no filme intitulado "Camarón"; Eduard Fernández por "El método" e o jovem Juan José Ballesta por "7 vírgenes".

Ao prêmio de melhor atriz aspiram quatro intérpretes espanholas: Adriana Ozores por "Heroína", Candela Peña por "Princesas", Emma Vilarasau por "Para que no me olvides" e Nathalie Poza por "Malas temporadas".

O Goya de Honra pelo conjunto da obra será dedicado ao diretor, produtor e roteirista espanhol Pedro Masó, que receberá o prêmio durante a cerimônia de gala.

Leia mais
  • Veja os principais indicados ao Goya

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Goya
  • Leia o que já foi publicado sobre "O Jardineiro Fiel"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página