Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/12/2005 - 13h34

Polícia chinesa barra evento homossexual

Publicidade

da Ansa, em Pequim

A polícia chinesa obrigou os organizadores do primeiro Festival Cultural de Homossexuais a cancelar o evento, que deveria começar nesta sexta-feira e continuar até o próximo domingo.

A afirmação foi feita hoje pelos próprios organizadores, segundo os quais foram duas as motivações adotadas pelas autoridades: a autorização não foi solicitada e o local escolhido para a festa de inauguração era pequeno demais, tornando perigosa a reunião de um grande número de pessoas.

Os organizadores afirmam que "não se justifica" a atitude das autoridades, vista por eles como um ato de "discriminação".

O Festival de Pequim seria o primeiro deste tipo a acontecer na China, país que apenas em 2001 retirou a homossexualidade da lista oficial de "doenças mentais".

Artigos sobre o assunto saíram com freqüência na imprensa chinesa nos últimos anos, o que ajudou a caracterizar o surgimento de uma opinião pública liberal a respeito de hábitos sexuais e, mais no geral, de costumes individuais.

Neste ano, a Universidade Fudan de Xangai inaugurou dos cursos sobre homossexualidade com a intenção de analisar os preconceitos difundidos na sociedade chinesa.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a homossexualidade na China
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página