Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/12/2005 - 12h59

Festival de Berlim anuncia competidores

Publicidade

da Folha Online

O Festival Internacional de Cinema de Berlim anunciou nesta terça-feira os primeiros sete filmes que irão competir aos Ursos de Ouro e de Prata.

Seis dos sete filmes selecionados até agora terão suas estréias em Berlim. A 56ª premiação, que acontece de 9 a 19 de fevereiro de 2006, é o primeiro festival de cinema importante do ano, considerado o maior depois de Cannes e Veneza.

Entre os filmes selecionados está "Elementarteilchen", em que dois irmãos buscam o sentido da vida e se confrontam com sua solidão e suas obsessões sexuais. Da Ásia aparecem dois filmes, "Invisible Waves", estréia mundial do diretor tailandês Ratanaruag Pen-ek ("Last Life in the Universe"), e "A Promessa", de Chen Kaige, a produção mais cara da história do cinema chinês (US$ 35 milhões), sobre a história de amor entre uma princesa e três homens.

Também foram escolhidos o australiano "Candy", de Neil Armfield, sobre os jovens e o uso de drogas; o anglo-canadense "Snow Cake", de Marc Evans, que relata a história de amizade entre um homem (Alan Rickman), traumatizado por um grave acidente automobilístico, e uma mulher autista (Sigourney Weaver).

Fecham a lista "Grbavica", da diretora bósnia Jasmila Banic, com o destino de uma mulher violentada durante a Guerra dos Bálcãs; e a produção alemã "Requiem", de Hans-Christian Schmid, que narra a história de um exorcismo praticado na Alemanha na década de 1970.

Os filmes norte-americanos "Syriana", thriller político com George Clooney, e "The New World", com Colin Farrell, serão exibidos fora da competição, no programa de 26 longas.

O resto do programa será anunciado em janeiro, de acordo com o diretor do festival, Dieter Kosslick.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Festival de Berlim faz premiação de gala

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Festival de Berlim
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página