Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/12/2005 - 18h04

Irmã de Carmem Miranda morre aos 90 anos

Publicidade

da Folha Online, no Rio

O corpo de Aurora Miranda, irmã de Carmem Miranda (1909-1955), foi enterrado nesta sexta-feira (23), às 10h, no cemitério São João Batista, em Botafogo (zona sul do Rio). Ela morreu, ontem, às 15h, em sua residência, no Leblon (zona sul), onde morava com um filho e quatro netos. A família atribuiu a morte a causas naturais. Aurora estava com 90 anos e sofria nos últimos anos as seqüelas de uma pneumonia.

Reprodução
Aurora Miranda
Aurora Miranda contracena com personagens de Disney
Ela deixou dois filhos e sete netos. Aurora e Carmem trabalharam no cassino da Urca e moraram juntas nos EUA. A casa das duas era freqüentada por Walt Disney. A partir desse contato, Aurora fez um filme em que "contracenava" com personagens criados por Disney.

No desenho animado "Você Já Foi à Bahia?" ("The Three Caballeros"), de 1944, Aurora interpretou a irmã, atuando com Donald e seus amigos, Zé Carioca e Panchito. Juntos, eles conhecem a América em um tapete voador. O desenho é considerado um dos ícones da evolução dos efeitos especiais no cinema.

O desenho que marca a primeira aparição de Zé Carioca traz Aurora cantando "Os Quindins de Iaiá", de Ary Barroso. Para alguns estudiosos, havia na época um pacto entre o governo americano e Hollywood para a produção de filmes da "Política da Boa Vizinhança", estratégia visando o avanço da influência dos EUA na América Latina durante a presidência (1933-1945) de Franklin Roosevelt.

Aurora trabalhou ainda nos filmes "Dias Melhores Virão" (1989), "Banana-da-Terra" (1939), "Alô Alô Carnaval" (1936), "Estudantes" (1935) e
"Alô, Alô, Brasil" (1935). Como cantora, ela gravou "Cidade Maravilhosa", considerado um hino do Rio de Janeiro. Em 1933, ela gravou "Cai Cai Balão" com Francisco Alves.

Em 1999, ano de comemoração dos 90 anos de Carmem Miranda, Aurora comentou: "Dos seis irmãos, Carmen era a mais chegada. Sinto falta dela ainda hoje e só tenho ótimas lembranças. Nunca me esquecerei do presente de casamento que ela deu para mim e meu marido, Gabriel Richaid: uma lua-de-mel em Los Angeles e que me fez decidir morar lá".

Leia mais
  • Livro derruba mitos sobre Carmen Miranda

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Aurora Miranda
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Geladeiras Geladeiras Frost Free, Duplex, a partir de R$ 862,20

    TV TV LED, 3D, FULL HD e Smart a partir de R$ 399,90

    Home Theater | Tênis | Mais...

    Voltar ao topo da página