Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/01/2006 - 10h12

Editoras lançam álbuns de mangá erótico

Publicidade

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
da Folha de S.Paulo

O erotismo, característica inata da humanidade, sempre foi mercadoria muito valorizada na área cultural --e no mercado gráfico dos quadrinhos não é diferente.

Dois lançamentos recentes trazem ao mercado brasileiro uma amostra do fascinante --e largamente desconhecido por aqui-- mundo das HQs eróticas japoneses. "Hentai - A Sedução do Mangá" (Opera Graphica) é uma espécie de enciclopédia que busca analisar as origens e a enorme variedade de gêneros dentro desse estilo de quadrinhos.

Divulgação
Personagem de "Hentai"
Personagem de "Hentai"
Um desses gêneros, o erótico-grotesco (ou ero-guro, em japonês), é o destaque da outra obra, "Ero-Guro - O Erótico-Grotesco de Suehiro Maruo", que traz nove histórias do autor underground.

"Hentai", organizado por Franco de Rosa, indica, de maneira didática, os principais gêneros, características e autores dos mangás eróticos. Começa narrando a história do Japão para, com referências sociológicas e psicológicas às vezes questionáveis, explicar a origem dos mangás, do erotismo oriental e da junção de ambos.

Detalhista (e fartamente ilustrado), o livro ensina que todas as inúmeras variações da expressão sexual humana já foram (e continuam sendo) representadas nos mangás eróticos: sadomasoquismo, pedofilia, zoofilia, incesto, voyeurismo... a lista é enorme e inclui ainda possibilidades ligadas ao mundo da fantasia, como sexo com monstros e seres fantásticos.

Bizarro

Se "Hentai" já é proibido para menores de 18 anos, "Ero-Guro", além de ter a mesma restrição, também não é indicado para os que têm estômago fraco.

A coletânea de nove histórias desenhadas por Suehiro Maruo (que incluem obras de 1982 a 1997) mostra que o autor pegou uma das vertentes do hentai --o erótico-grotesco-- e foi fundo.

Os títulos (como "O Garoto da Latrina" e "Noite Podre") já dão uma indicação da temática que Maruo aborda. Sodomia, coprofilia, canibalismo, gerontofilia, nada é tabu no traço do autor.

E, como indica Cláudio Willer (poeta e ex-presidente da União Brasileira de Escritores) no ótimo prefácio, Maruo salpica sua obra de inúmeras referências a artistas como Rimbaud, Dalí e, principalmente, Georges Bataille, o "pensador da transgressão".

Ero-Guro
Autor: Suehiro Maruo
Editora: Conrad
Quanto: R$ 33 (224 págs.)

Hentai - A Sedução do Mangá
Organizador: Franco de Rosa
Editora: Opera Graphica
Quanto: R$ 54 (159 págs.)

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre mangás
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página