Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/01/2006 - 14h09

Bisneta de Richard Wagner é vaiada em Berlim

Publicidade

da France Presse, em Berlim

Katharina Wagner, 26, bisneta do célebre compositor alemão Richard Wagner, foi vaiada na noite de domingo na Deutsche Oper de Berlim por sua encenação do tríptico de Puccini.

A apresentação da sua moderna montagem do tríptico ("Il Tabarro", "Suor Angelica" e "Gianni Schicchi"), teve a presença do presidente alemão, Horst Koehler, e contou com o italiano Stefano Renzani na regência da orquestra da Deutsche Oper.

As três óperas de um ato que compõem a série foram compostas em 1918 por Giacomo Puccini (1858-1924). Esta foi a quarta apresentação de Katharina Wagner, que já dirigiu "O Holandês Errante" e "Lohengrin", de seu bisavô, e tem previsto produzir "Os Mestres Cantores de Nuremberg", em 2007, no festival wagneriano de Bayreuth (sul da Alemanha).

Katharina, filha do atual diretor do festival, é considerada pelos círculos musicais como a mais provável sucessora de seu pai à frente deste evento musical de primeira categoria. O festival de Bayreuth, celebrado todos os anos entre 25 de julho e 28 de agosto, concentra em cada edição, entre seus espectadores, as mais importantes personalidades políticas e culturais européias. Seu diretor vitalício é Wolfgang Wagner, neto de Richard Wagner.

Apesar de Katharina estar cotada como a encarregada de sucedê-lo na direção do evento, a sobrinha de Wolfgang, Nike (filha de seu irmão, Wieland, que foi co-diretor de Bayreuth até a sua morte em 1996), e sua filha mais velha, Eva Wagner-Pasquier, também aspiram ao cargo. Mas suas candidaturas --que estão sob o sinal da "renovação" de um festival considerado "empoeirado" por seus críticos-- são categoricamente rejeitadas pelo patriarca.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Richard Wagner
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página