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17/05/2009 - 11h27

Novos programas na TV paga buscam moda "democrática"

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BRUNA BITTENCOURT
da Folha de S.Paulo

Dois programas sobre moda chegam à TV paga com o intuito de traduzir o assunto para espectadores nem tão familiarizados com o tema.

Com estreia nesta quarta (20), o "Fashion Splash" pretende explicar como uma série de tendências --da febre disco ao militarismo-- chegaram o guarda-roupa das pessoas, partindo do seu cenário histórico e social.

"A cada programa vamos focar um momento marcante da história e explicar como isso influenciou a moda", diz Daniel Conti, diretor do canal Fashion TV, que exibe a produção.

Apresentado pela modelo Marina Dias, o programa se vale de uma série de entrevistas com fotógrafos, estilistas e jornalistas sobre cada tema.

"A gente não está fazendo um programa só para quem lê revista de moda. Nosso público é mais amplo", frisa Conti. "A audiência da TV paga está muito propensa a consumir moda, mas o tratamento sempre foi muito de nicho", afirma.

Seguindo a mesma proposta de democratizar a moda na TV, o GNT estreia no dia 29 "Tamanho Único". "O programa vai ajudar a traduzir o que está na passarela para o dia a dia", resume Jorge Espírito-Santo, diretor de conteúdo do GNT.

Desde 1995, o canal apresenta o "GNT Fashion", focado na cobertura das grandes semanas de moda. "A gente percebeu, por meio de pesquisa, que havia espaço para outro programa, menos passarela", diz o diretor. "Tamanho..." também dá dicas sobre como escolher o melhor modelo para cada situação.

Em sua estreia, o programa terá o casamento como tema. A estilista Chiara Gadaleta esclarece dúvidas sobre o que vestir em uma cerimônia durante o dia, enquanto a repórter Patrícia Koslinski conversa com a ex-VJ Sarah Oliveira sobre as escolhas de seu casamento.

Já a apresentadora Cris Nicklas vai a uma cerimônia conversar com as convidadas. "A gente não quer ditar regras, mas ajudar as pessoas a se sentirem bem", diz o diretor do GNT.

Em 2009, o canal passou a exibir dois programas estrangeiros de moda nas noites de sexta e viu sua audiência triplicar no horário, no qual "Tamanho Único" estreará.

TV aberta

Fora da TV paga, "O Esquadrão da Moda" (terça, às 20h), reality show do SBT que promove uma reforma no guarda-roupa de alguém tido como cafona, vem alcançando média de audiência expressiva --em torno de sete pontos, entre as mais altas do canal.

No lugar do didatismo que a TV paga busca promover, predomina um festival de maus-tratos por parte dos apresentadores.

 

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