Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/01/2006 - 17h35

Masp expõe 200 obras de Lina Bo Bardi

Publicidade

da Folha Online

Uma exposição antológica da arquiteta que projetou o Masp chega ao Brasil. Vinda da Itália, onde participou da 9ª Mostra Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza, a exposição "Lina Bo Bardi - Arquiteto" abre nesta quinta (12) para o público, em homenagem à criadora do Edifício Sede do Museu.

A mostra foi idealizada pelos curadores italianos Luciano Semerani, Antonella Gallo e Giovanni Marras, da Universidade de Veneza. Serão apresentados inúmeros estudos realizados sobre Lina desde sua morte, em 1992.

Divulgação
Exposição sobre Lina Bo Bardi tem 200 obras
Exposição sobre Lina Bo Bardi tem 200 obras
O objetivo da exposição é enfatizar a "liberdade da arquitetura" que foi a base do trabalho de Lina, assim como representar visualmente seu pensamento artístico e arquitetônico. "Não se trata de um jogo de espelhos que reconheceria apenas aquilo que é 'italiano' na obra de Lina produzida no Brasil", definem os curadores.

Estarão expostos dezenas de desenhos originais, maquetes, aquarelas e esboços, projetos de mobiliário, peças cenográficas, além de outras áreas da cultura brasileira como o desenho industrial, a produção editorial, o seu acervo de arte popular e ainda reconstruções de montagens suas para exposições museológicas que evidenciam a sua construção de um "projeto de mundo".

Um destaque para um projeto inédito "A Grande Vaca Mecânica", realizado por Lina em 1988, cuja construção somente se deu em 2004 na Itália por ocasião da Bienal de Veneza.

Esta abrangente mostra sobre Lina Bo Bardi (1914-1992) se propõe a provocar reflexões sobre sua obra, mostrando uma seleção de projetos que ilustram a sua inesgotável criatividade em todas as artes: não somente a obra arquitetônica em si, mas suas cenografias e figurinos para teatro, sua obra gráfica, seus projetos urbanísticos, suas notas de trabalho, design de móveis e jóias.

Para sua montagem brasileira, a exposição foi construída num espaço único e continuo. Ao lado dos cavaletes de vidro originais, uma homenagem à sua autora, vitrines horizontais vermelhas --como vermelhas são as rampas de acesso-- evitam a subdivisão do espaço em saletas e corredores temáticos.

A exposição se oferece ao visitante já na decida das rampas, permitindo uma liberdade de percurso coerente com seu interesse e curiosidade. Ao resgatar a transparência e a liberdade de fruição, a museografia desenvolvida para esta montagem brasileira nos lembra que ainda são possíveis estratégias culturais voltadas a permitir que o visitante forme seu próprio juízo sobre o exposto. Estimulante introdução à trajetória de Lina Bo Bardi entre a Itália e o Brasil.

LINA BO BARDI
Onde: Masp - Av. Paulista, 1.578, Bela Vista, região central, tel. 3251-5644.
Quando: Terça a domingo, 11h às 18h (a bilheteria fecha às 17h). Abertura 12/1. Até 19/2. Quanto: R$ 10. Visitas monitoradas c/ agendamento p/ tel. 3283-2585.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Lina Bo Bardi
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página