Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/01/2006 - 09h32

Festival reúne nomes da surf music

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Com a idéia de proporcionar "shows dançantes", surgiu o Sons de uma Noite de Verão. A cada semana, por três dias, o projeto reúne no Sesc Pompéia, em São Paulo, artistas acolhidos sob o mesmo gênero musical. De hoje a sábado, a surf music é a dona da vez.

O evento verá apresentações de Retrofoguetes (Bahia), da Fabulosa Orquestra de Rock'n'Roll (SP) e do lendário grupo paulistano The Jordans. Amanhã haverá shows de Gasolines junto com a cantora cearense Karine Alexandrino, do grupo paraense La Pupuña e dos Violentures (SP). No sábado, ganham o palco da choperia do Sesc os venezuelanos Los Javelin, Eddie (PE) e e Estrume'n'tal (MG).

A Fabulosa Orquestra é comandada por Roger Moreira (Ultraje a Rigor), e em seus shows costuma apresentar covers clássicos, como de "Fun Fun Fun" (Beach Boys). Já os Retrofoguetes fazem mistura de suf music com elementos de psychobilly e trilhas de filmes. A noite de hoje é completada pelos Jordans, um dos grupos mais antigos do país (existe desde 1956).

Única banda de fora do Brasil, o Los Javelin apresenta o primeiro disco, "Surfabilly & Roll", lançado neste ano (não no Brasil). Ainda independente, o grupo fez uma turnê européia que passou por Alemanha, Suíça, Polônia, Áustria e República Tcheca.

De ontem a hoje

A surf music surgiu nos EUA no fim da década de 50/ início da de 60, e tem no guitarrista Dick Dale (de "Misirlou", música-tema de "Pulp Fiction") sua origem. A música, calcada em melodias de guitarra simples, bastante instrumental e com influência de timbres havaianos e orientais (Dale nasceu no Líbano), pegou na Costa Oeste dos EUA, onde ganhou o nome e gerou artistas como Ventures e Beach Boys. O gênero depois foi assimilado por estilos como punk e psychobilly.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página