Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/01/2006 - 12h27

Poluição deforma 50 mil budas na China

Publicidade

da Efe,em Pequim

As mais de 50 mil estátuas de Buda esculpidas nas célebres Grutas de Yungang, patrimônio mundial da humanidade pela Unesco, estão se deformando por causa da poluição, segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira.

Uma equipe de especialistas encontrou nas grutas, situadas na província central de Shanxi, excesso de pó e de dióxido sulfúrico, procedente das indústrias e minas de carvão da região, informou a rádio estatal chinesa.

Huang Jizhong, subdiretor do Instituto de Pesquisa sobre as Grutas de Yungang, explicou que o pó adere às estátuas e as corrói com a força do "sol, do vento e da chuva" juntos, por isso é essencial iniciar de imediato medidas de emergência para evitar a deformação total do patrimônio.

A 16 quilômetros da cidade de Datong, as grutas estão incrustadas em um precipício e abrigam budas de pedra de dois centímetros e 17 metros de altura.

Sua construção começou no ano 460 a.C. durante a Dinastia Wei e, durante quatro décadas, se talharam em nichos de pedra cerca de 100 mil estátuas coloridas nas mil grutas, embora muitas delas tenham sido roubadas e tiradas do país ao longo dos séculos.

Não se tratam das únicas covas artísticas no país asiático. Entre outras, destacam-se as Grutas de Longmen, com suas 100 mil imagens de Buda esculpidas na pedra desde o século 5.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre estátuas de Buda
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página