Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/01/2006 - 13h59

Prêmio Shell de Teatro divulga indicados de SP

Publicidade

da Folha Online

A organização do Prêmio Shell de Teatro divulgou hoje a lista dos indicados paulistanos referente a peças que estrearam no segundo semestre de 2005. Gianfrancesco Guarnieri será o homenageado especial dessa edição.

"A Vida na Praça Roosevelt" e "Assombrações do Recife Velho" receberam três indicações cada. "A Vida" concorre nas categorias direção (Rodolfo García Vázquez), atriz (Ângela Barros) e figurino (Fabiano Machado), enquanto "Assombrações" concorre em direção (Newton Moreno), música (Fernando Esteves) e iluminação (Alessandra Domingues)

Na categoria autor, Fábio Torres, com "O Mata-Burro", concorre com Grace Passô, com "Por Elise". Denise Weinberg foi indicada pela atuação em "Oração Para um Pé-de-Chinelo", juntando-se a Ângela Barros na disputa pelo prêmio de melhor atriz.

Os indicados para melhor ator foram Gustavo Machado (por "Essa Nossa Juventude"), Norival Rizzo (por "Oração Para um Pé-de-Chinelo") e Hugo Possolo (por "Prego na Testa").

Para cada edição do Prêmio Shell de Teatro, são divulgadas duas listas de indicados. Os espetáculos selecionados nesta segunda fase estrearam em São Paulo entre 1º de julho e 31 de dezembro de 2005. Os ganhadores serão conhecidos na cerimônia de entrega do Prêmio, em abril de 2006.

Os vencedores receberão uma escultura em metal do artista plástico Domenico Calabroni e uma premiação individual de R$ 8 mil.

Confira a lista de indicados ao Prêmio Shell de Teatro, edição São Paulo:

Autor

2º semestre: Fábio Torres, por "O Mata-Burro", e Grace Passô, por "Por Elise"
1º semestre: Lourenço Mutarelli, por "O que Você Foi Quando Era Criança?"

Diretor

2º semestre: Newton Moreno, por "Assombrações do Recife Velho", e Rodolfo García Vázquez, por "A Vida na Praça Roosevelt"
1º semestre: Hélio Cícero, por "A Escolha do Jogador", e Marco Antônio Rodrigues, por "El Dia que Me Quieras"

Ator

2º semestre: Gustavo Machado, por "Essa Nossa Juventude", Norival Rizzo, por "Oração Para um Pé-de-Chinelo", e Hugo Possolo, por "Prego na Testa"
1º semestre: Marco Nanini, por "Um Circo de Rins e Fígados", Henrique Schafer, por "O Porco", e Rogério Brito, por "Dança Lenta no Local do Crime"

Atriz

2º semestre: Denise Weinberg, por "Oração Para um Pé-de-Chinelo", e Ângela Barros, por "A Vida na Praça Roosevelt"
1º semestre: Cleyde Yáconis, por "Cinema Éden", Lígia Cortez, por "A Entrevista", e Bete Dorgam, por "El Dia que Me Quieras"

Cenário

2º semestre: Cássio Amarante e Marcelo Larrea, por "Essa Nossa Juventude"
1º semestre: Maria Bonomi, por "A Última Viagem de Borges", e Osvaldo Gabrieli, por "Os Sertões A Luta: Primeira Parte"

Figurino

2º semestre: Fabiano Machado, por "A Vida na Praça Roosevelt", Claudia Schapira, por "O que Eu Entendi do que o Tom Zé Disse"
1º semestre: Olintho Malaquias e Sônia Ushiyama, por "Os Sertões A Luta: Primeira Parte", e Verônica Julian e Marichilene Artisevskis, por "Avenida Dropsie"

Iluminação

2º semestre: Fábio Retti, por "A Sombra de Quixote", e Alessandra Domingues, por "Assombrações do Recife Velho"
1º semestre: Beto Bruel, por "Avenida Dropsie", e Marcelo Drummond, por "Os Sertões A Luta: Primeira Parte"

Música

2º semestre: Andrea Drigo, pela direção musical e técnica de canto de "O que Eu Entendi do que o Tom Zé Disse", e Fernando Esteves, pela direção musical de "Assombrações do Recife Velho"
1º semestre: Felipe Hirsch, Rodrigo Barros Homem Del Rei e L.A. Ferreira, por "Avenida Dropsie", Kalau, por "Cinema Éden", e Dagoberto Feliz, por "El Dia que Me Quieras"

Categoria Especial

2º semestre: Grupo Espanca!, pela criação e concepção de "Por Elise", e Grupo XIX de Teatro, pela intervenção artística na Vila Operária Maria Zélia
1º semestre: Fernando Oliveira, pela tradução de "A Escolha do Jogador", e Elisete Jeremias, pela direção de cena de "Os Sertões A Luta: Primeira Parte"

Homenagem especial

Gianfrancesco Guarnieri, pela contribuição ao teatro brasileiro

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Prêmio Shell de Teatro
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página